search
highlight_off
Foto: Caio Girardi
Cultura
Atualizado em às

Roberto Carlos: Ídolo coleciona sucessos há gerações e se apresenta em Votorantim em junho

Um dos mais queridos e importantes artistas do Brasil, Roberto Carlos começa 2025 consolidando sua posição como uma figura central no cenário artístico musical.

Roberto Carlos, com mais de 50 anos de carreira, é um dos artistas mais queridos pelo público, não só no Brasil, como na América Latina e no mundo.

Com 70 álbuns lançados em seu país, o artista tem sua carreira pautada em lançamentos simultâneos em português e espanhol desde a década de 60, além de inúmeros outros sucessos em diferentes idiomas.

E é esse enorme talento que tem um encontro marcado para o dia 21 de junho (sábado) com seu público na Festa Junina de Votorantim, quando Roberto Carlos se apresentará na Praça de Eventos Lecy de Campos.

A abertura das vendas on-line teve início no dia 20 de março. As vendas físicas acontecerão a partir do dia 28 de abril, às 10h.

▾ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▾

O artista, que lançou em 2024 o seu EP “Eu Ofereço Flores”, deu início ao show de mesmo nome, “Eu Ofereço Flores”, onde apresenta um repertório cheio de sucessos de sua carreira.

Também no ano de 2024, o artista se apresentou nas principais cidades dos EUA, país que o colocou no ranking da Global Concert Pulse como um dos 30 artistas de maior público naquele país, ao lado de nomes como Elton John, Cher e a banda de rock Kiss. Atualmente, Roberto Carlos se prepara para a turnê na Europa.

Compondo tanto sozinho quanto ao lado do parceiro Erasmo Carlos, Roberto Carlos consolidou um gênero musical que consegue ser elaborado e simples, refinado e objetivo.


Sobre o show

O show de Roberto Carlos acontece no dia 21 de junho (sábado), na Praça de Eventos Lecy de Campos, na Festa Junina de Votorantim Viva+,

O endereço é Av. 31 de Março, Jardim Paraíso – Votorantim.

Os ingressos estão disponíveis aqui.


Conheça a trajetória do artista

Roberto Carlos nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, no estado do Espírito Santo, em 19 de abril de 1941, e cresceu ouvindo as grandes vozes do rádio da época.

Aos 9 anos, já se apresentava na Rádio Cachoeiro de Itapemirim (ZYL-9). Na juventude, se mudou para o Rio de Janeiro, onde, junto à turma da Tijuca, da qual faziam parte Tim Maia, Arlênio Lívio, Edson Trindade, Wellington Oliveira e José Roberto “China”, formaram o conjunto vocal The Sputnicks.

Mais tarde, em uma parceria com Erasmo Carlos, montou a banda The Snakes para apresentações em clubes e festas.

Roberto Carlos passou então a deixar-se influenciar tanto pelo canto minimalista e pelo violão sincopado de João Gilberto quanto pelos timbres e pelos gingados de Elvis Presley e Little Richard. Sim, são influências de estilos díspares, mas que contribuíram imensamente para Roberto Carlos tornar-se o cantor e compositor único que o Brasil conheceria a partir dos anos 1960.

roberto carlos anos 60

Roberto Carlos | Acervo robertocarlos.com

Entre os anos de 1959 e 1960, Roberto Carlos grava seus primeiros compactos, mas, em 1961, a canção “Louco por Você” caprichara no vocal e nas divisões rítmicas.

Em 1963, o LP “Splish Splash” o coloca entre os artistas jovens mais populares daquele momento. No ano seguinte, Roberto Carlos incendeia o país com a provocante “É Proibido Fumar”.

Com aparições na TV cada vez mais frequentes, não demoraria para Roberto Carlos comandar um programa. Impulsionado pela explosão dos Beatles no mundo, o programa “Jovem Guarda” era apresentado por ele juntamente com seu já companheiro de música Erasmo Carlos e com a Ternurinha Wanderléia, sempre tendo o foco na apresentação de jovens talentos ligados àquele movimento.

Com a Jovem Guarda, que inspirou o LP lançado em 1965, Roberto Carlos e sua turma revolucionaram a música, ditaram moda e mudaram padrões estéticos e comportamentais. O fim dos anos 1960 faria Roberto Carlos ampliar seus horizontes em duas direções: à carreira internacional e ao Cinema.


“O mais Romântico”

O início da nova década é marcado pela estreia do primeiro grande show do artista: “Roberto Carlos a 200 km por Hora”, que permaneceu em cartaz por 3 meses no Canecão/Rio de Janeiro, colocando-o entre as grandes bilheteiras da época.

Ganhando discos de ouro a cada novo lançamento, o cantor vê seu nome despontar também na cena internacional.

Foi a década de 1970 que consolidou Roberto Carlos como um grande compositor romântico. Canções como “Detalhes” (1971), “Proposta” (1973), “Seu Corpo” (1975), “Cavalgada” (1977), “Café da Manhã” e “Desabafo” (1979) foram as responsáveis pelo alcance da marca de 1 milhão de cópias vendidas.

O artista também se consolida como grande intérprete, trazendo para seu repertório temas de nomes como Antônio Marcos, Isolda, Carlos Colla e Caetano Veloso.

Roberto Carlos, que já ganhara a América Latina nos anos 1960, ganhou o mundo a partir da década de 70, gravando seu primeiro álbum em inglês e ganhando da CBS o Globo de Cristal, conferido a artistas que atingem a marca de 5 milhões de discos vendidos fora de seu país de origem.


E tem mais!

Ao completar 50 anos de carreira, em 2009, Roberto Carlos realiza uma série de 50 shows pelo país, para um público de mais de 700 mil pessoas, culminando numa apresentação histórica no Maracanã, transmitida ao vivo pela TV Globo.

O artista é homenageado por dois projetos que reuniram grandes nomes da música e foram exibidos como especiais de TV, rendendo ainda registros em CD e DVD. O primeiro deles, o show “Elas Cantam Roberto Carlos”, teve suas canções interpretadas por cantoras de diferentes estilos e gerações.

Já no projeto “Emoções Sertanejas”, seu repertório foi recriado pelos mais importantes artistas e duplas do referido gênero.

Em 2023, lançou a música inédita “Eu Ofereço Flores”, onde, em forma de canção, agradece aos fãs por todo o apoio e carinho ao longo dos anos de carreira.

Roberto Carlos Caio Giraldi

Roberto Carlos | Caio Girardi