search
highlight_off
Foto: Pexels | Kaique Rocha
Notícias
Publicado em às

Risco de tempestade na região de Sorocaba: Veja o que fazer e quais cuidados tomar

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para temporais em todo o estado, incluindo a região de Sorocaba.

De acordo com a previsão emitida, a cidade pode receber uma tempestade de até 200 milímetros entre sexta-feira (18) e domingo (20). O alerta é para possíveis deslizamentos, enchentes e alagamentos em áreas vulneráveis.

Além disso, pode haver ocorrência de raios, ventos intensos e granizo em pontos isolados.


O que fazer?

Caso a região receba um temporal, o ideal é buscar um abrigo seguro para se proteger da chuva. Evite permanecer abaixo de árvores e próximo de muros, cercas ou postes para evitar acidentes. 

Além disso, redobre o cuidado ao dirigir e evite passar por ruas com acumulo de água, para evitar riscos de alagamento.

Mantenha as portas, vidros e janelas da sua casa bem fechadas e, em caso de raios, retire os equipamentos eletrônicos das tomadas para evitar acidentes.

Todas as informações relativas às chuvas, como orientações ou avisos de alteração no trânsito e interdições, serão disponibilizadas pela Secretaria de Comunicação (Secom), em tempo real, nos perfis oficiais da prefeitura de Sorocaba. Em caso de emergências, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199).


Prevenções em Sorocaba

Segundo a prefeitura, equipes técnicas das secretarias municipais para definir um plano de ação, em caso de emergências.

Como parte do plano de ação, a partir desta sexta-feira (18), todas as Casas do Cidadão, com exceção da unidade do Pátio Cianê, permanecerão abertas 24 horas até domingo (20), para acolhimento das famílias que vivem em área de risco.

Lá, a triagem dessas famílias será realizada pela equipe da Secretaria da Cidadania (Secid) que, posteriormente, encaminhará os desabrigados, decorrentes de alagamentos de suas residências, para hotéis.

A Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) definiu um plano de evacuação do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, caso seja necessário. Além disso, será realizado o acolhimento de animais domésticos no antigo Canil da Guarda Civil Municipal, localizado no bairro Vila Rica.

Equipes das secretarias de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e de Mobilidade (Semob) estão sobre aviso, para atuar em atividades como de rescaldo das chuvas, sinalização de vias ou operações para manutenção do tráfego nos principais corredores e vias da cidade. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), por sua vez, tem um plano de contingência, em caso de alagamentos em determinados pontos, como o Parque Vitória Régia e o Jardim Maria do Carmo.

Confira abaixo os endereços das Casas do Cidadão, que estarão operando 24 horas no fim de semana, para atendimento emergencial à população:

Casa do Cidadão Paço Municipal
Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, andar térreo, Alto da Boa Vista

Casa do Cidadão Ipanema
Avenida Ipanema, 3.439, Vila Helena

Casa do Cidadão Itavuvu
Avenida Itavuvu, 3.415, Parque das Laranjeiras

Casa do Cidadão Éden
Rua Bonifácio de Oliveira Cassú, 80, Éden

Casa do Cidadão Ipiranga
Rua Estado de Israel, 424, Jardim Ipiranga

Casa do Cidadão Brigadeiro Tobias
Avenida Bandeirantes, 4.155, Brigadeiro Tobias

Casa do Cidadão Nogueira Padilha
Avenida Nogueira Padilha, 1.460, Vila Hortência