
Projeto de artista local leva Yoga e cultura indiana para público infanto-juvenil
Um convite para imaginar e sentir um novo ar, uma nova cultura, através das imagens, dos sons e das cenas trazidas por uma menina viajante de terras longínquas: essa é a proposta do projeto “Inspire: Uma viagem através dos contos indianos”, idealizado pela atriz, arte-educadora e instrutora de Yoga Dani Silva.
O projeto, que foi contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC) de Votorantim/SP, é uma grande viagem de evolução e autoconhecimento.
O objetivo da criadora é disseminar a arte, o teatro, o Yoga e a cultura indiana para o público infanto-juvenil de Votorantim e região. O projeto conta com três ações: o espetáculo inédito “A menina e a semente”; a oficina “A cena teatral e os contos indianos”; e a roda de conversa “Reflexões e perspectivas acerca do processo teatral e a prática e filosofia do Yoga”.
Dani destaca a importância de seu projeto: “Significa levar um trabalho de qualidade, com profissionais qualificados e de forma gratuita à sociedade votorantinense. Significa descentralizar a arte e a cultura, fomentando o teatro no território democrático do público, em espaços periféricos e independentes da cidade. Significa a formação de público e ampliação do mesmo. Significa promover acessibilidade através da nossa intérprete de Libras em todas as ações do projeto. Significa também, gerar trabalho para artistas que estão em defasagem de suas produções devido a pandemia mundial”.
Apresentações e roda de conversa
O espetáculo “A menina e a semente” é dirigido por Marcelo Lazzaratto e terá cinco apresentações em Votorantim, com duração de 40 minutos. Todas as sessões serão gratuitas e contarão com uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O foco é o público infanto-juvenil, mas pessoas de todas as idades podem assistir às apresentações.
As duas primeiras sessões vão acontecer no dia 10 de abril, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria do Rosário Arcuri, que fica no bairro Jardim Serrano. Essa apresentação será apenas para estudantes da escola. A estimativa é que as cerca de 400 crianças que frequentam a instituição assistam a peça.
As demais apresentações são abertas para o público em geral e acontecem nas seguintes datas e locais:
- 16 de abril, às 16h, no Ceu das Artes. Rua Elcia Pinto da Rosa, 78, Jardim Cristal, Votorantim/SP.
- 23 de abril, às 16h, no Parque da Autonomia. Rua Alfredo Pops, 152, Jardim Icatu – Votorantim/SP.
- 07 de maio, às 16h, no Auditório Municipal Francisco Beranger. Avenida Vereador Newton Vieira Soares, 291, Centro – Votorantim/SP. Após a sessão será realizada a roda de conversa “Reflexões e perspectivas acerca do processo teatral e a prática e filosofia do Yoga”.
Quem for assistir a peça deve reservar os ingressos com antecedência pelo link que será disponibilizado em breve na bio do perfil do Instagram: @ameninaeasemente.
Será feita a entrega de ingressos remanescentes, se houver, com meia hora de antecedência no local da apresentação. Se a pessoa reservar ingresso online e não comparecer até a hora da apresentação, o ingresso será disponibilizado para outra pessoa que estiver na fila presencial do evento.
Oficina
A oficina “A cena teatral e os contos indianos” propõe uma viagem interior divertida e inspiradora para as crianças.
Dani se baseou na rica mitologia da cultura indiana e do Oriente Médio para a criação de ações que focam no processo de aprendizagem, evolução e autoconhecimento das crianças.
O público da oficina vai aprender brincando através de jogos teatrais, asanas (posturas de Yoga) e criações de experimentos cênicos. Essas práticas trazem influências positivas importantes para as crianças, fisicamente e socialmente, despertando o autoconhecimento, tornando-as mais focadas e observadoras.
A oficina acontecerá no dia 30 de abril, às 16h no Parque da Autonomia, que fica na Rua Alfredo Pops, 152, Jardim Icatu – Votorantim/SP. A previsão de duração é de 2h30.
Crianças de 08 a 10 anos poderão participar, seguindo a política do “pague o quanto puder”. Um total de 20 vagas estão disponíveis. As inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo link que será disponibilizado em breve na bio do perfil do Instagram: @ameninaeasemente
A oficina contará com uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Para mais informações, o público pode acompanhar as redes sociais do projeto: @ameninaeasemente
Elenco e pessoas envolvidas no projeto:
Dani Silva – atriz e idealizadora do projeto
Marcelo Lazzaratto – diretor
Nicole Duarte Fontes Lima – orientadora teórica e prática
Jéssica Lusia – dramaturga
Tom Ravazoli – músico e ator
Danielle Domingos – preparadora vocal
Felipe Cruz – diretor de arte
Bruno Ducatti – diretor audiovisual
Ivana Santana – assessora de imprensa
Raí Sevilhano Walter – designer
Aline Marchetti – intérprete de Libras