
Programação do Conservatório de Tatuí agita o mês de abril com atrações para todos os públicos
A agenda cultural de abril do Conservatório de Tatuí reúne atrações diversificadas para agradar ao público de todas as idades.
O premiado espetáculo ”Tom na Fazenda” é o grande destaque da programação mensal e sobe ao palco do Teatro Procópio Ferreira nos dias 5 e 6, às 20h e 18h, respectivamente. Mais detalhes sobre o evento estão no corpo do texto.
A instituição, considerada a maior escola de música e teatro da América Latina, também apresenta os concertos dos Grupos Artísticos Musicais do Conservatório de Tatuí, recitais de estudantes, as sessões de cinema do ”Cine Bibi” e muito mais.
Concertos e Apresentações Musicais
Confira as datas e as atrações da programação:
- 02/04 – 20h | Jazz Combo do Conservatório de Tatuí
Estreia da temporada 2025, sob a coordenação de Léo Ferrarini.
- 09/04 – 20h | Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Primeiro concerto do ano, regência de Emmanuele Baldini.
- 11/04 – 15h | Grupo Solene Trio
Recorte da música erudita brasileira, no Salão Villa-Lobos.
- 11/04 – 20h | Márcio Dabliueme – De Volta da Boa Viagem
Espetáculo comemorativo dos 28 anos de trajetória musical.
- 22/04 – 17h | Clube do Choro
Segunda Roda de Choro de 2025, no Foyer Mario Covas, com Léo Rodrigues.
- 22/04 – 20h | Grupo de Música Raiz
Estreia da temporada, com coordenação de Thadeu Romano. O grupo faz uma releitura da chamada Música Raiz Brasileira
- 23/04 – 20h | Big Band do Conservatório de Tatuí
O grupo interpreta repertórios que transitam da música instrumental contemporânea ao jazz tradicional e à música brasileira de vanguarda.
- 24/04 – 20h | Camerata de Violões
Coordenação de Diego Salvetti.
- 25/04 – 20h | Grupo de Percussão
Primeira apresentação do ano, comemorando 50 anos de fundação. Os músicos integram um dos mais antigos grupos do gênero em atividade no país.
- 26/04 – 20h | Grupo de Choro
Estreia da temporada, coordenação de Alexandre Bauab Jr.
- 30/04 – 20h | Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Execução de obras encomendadas a compositores brasileiros, sob a regência de Marco Almeida Jr.
Todos os concertos são realizados no Teatro Procópio Ferreira, com entrada gratuita e classificação indicativa livre.
Tom na Fazenda
Com direção de Rodrigo Portela, a adaptação da obra ”Tom à la Farme”, do dramaturgo canadense Michel Marc Bouchard, o evento é o destaque da programação de abril da instituição e debate assuntos atuais como homofobia, conservadorismo e patriarcado.
O texto narra a história de Tom, um publicitário enlutado que viaja para o funeral de seu companheiro. Contudo, ao chegar na fazenda da família, descobre que a mãe do rapaz desconhece a sua existência e a orientação sexual do filho recém-falecido.
Lá, o irmão de seu namorado, um homem rústico e violento, pressiona Tom para manter a natureza de seu relacionamento em segredo. A trama se constrói nesse cenário de mentiras, conservadorismo e uma violência silenciosa.
O espetáculo acontece no sábado (05/04), às 20h, e no domingo (06/04), às 18h, no Teatro Procópio Ferreira.
Os ingressos custam R$ 140 (inteira) e R$ 70 (meia entrada) e estão disponíveis para compra aqui. A classificação indicativa é de 18 anos.
Cine Bibi
O ”Cine Bibi” é o projeto do Conservatório de Tatuí que transforma o Teatro Procópio Ferreira em um grande cinema.
O cineclube existe como uma homenagem à dama do teatro brasileiro, Bibi Ferreira, e exibe filmes nacionais e internacionais. As sessões têm entrada gratuita e a retirada de ingressos pode ser feita online e antecipadamente, por meio da plataforma INTI.
No mês de abril, o Cine Bibi prepara 4 sessões especiais com a temática Povos Originários.
- 01/04 – 19h30 | Yamiyxop – Os espíritos guerreiros & Trilha da Lagoa Seca (Documentários nacionais) – Classificação livre.
O filme ”Yamiyxop – Os espíritos guerreiros” conta a história dos espíritos guerreiros Yamiyxop, que concretizam sua jornada espiritual na travessia de um rio. Já a produção ”Trilha da Lagoa Seca”, mostra o passeio do cacique Syratã Pataxó e o pajé Emburé Pataxó pela trilha que dá nome ao filme, e as diferenças entres seus povos.
- 08/04 – 19h30 | Yndio do Brasil (Dir. Sylvio Black) – Documentário sobre a representação dos povos indígenas no cinema. Classificação: 14 anos.
O documentário traz colagens de diversos filmes nacionais e estrangeiros, revelando a imagem do povo indígena brasileiro a partir do olhar cinematográfico.
- 15/04 – 19h30 | Krenak (Dir. Rogério Correa) – A luta do povo Krenak pela sobrevivência. Classificação: 10 anos.
O filme narra trajetória de luta do povo Krenak pela sobrevivência e demarcação de suas terras no interior de Minas Gerais. O longa percorre o trajeto de resistência da tribo, desde a perseguição de Dom João VI no século XIX à tragédia de Mariana, em 2015.
- 27/04 – 17h | Ópera “O Guarani” (Theatro Municipal de SP) – Classificação: 12 anos.
Obra-prima de Carlos Gomes e baseada no romance homônimo de José de Alencar, a montagem apresentada no palco do Theatro Municipal de São Paulo tem concepção geral de Ailton Krenak, direção musical de Roberto Minczuk e direção cênica de Cibele Forjaz.
A ópera em 4 atos narra a história de amor de Ceci, filha de um nobre português, que se apaixona por Peri, indígena da etnia guarani.
- 29/04 – 19h30 | Fantasia (1940, Disney) – Obra-prima da animação, classificação livre.
Considerada uma das obras-primas do estúdio Disney, o filme une grandes clássicos da música erudita com recursos visuais criativos e originais.
O longa traz 8 sequências musicais, protagonizadas pelo feiticeiro Mickey Mouse, e outros seres como fadas, peixes, vassouras mágicas, dinossauros, hipopótamos e muitos outros.
Recitais de Estudantes
24/04 – Unidade Chiquinha Gonzaga
- 18h30: Sopros-Madeiras, Sopros-Metais, Percussão Sinfônica & Piano Colaborativo
- 20h: Sopros-Metais & Piano Colaborativo
25/04 – Unidade Chiquinha Gonzaga
- 17h30: Canto & Piano Colaborativo
- 19h30: Cordas Friccionadas & Piano Colaborativo
28/04 – Salão Villa-Lobos
- 17h30: Cordas Friccionadas & Piano Colaborativo
30/04 – Unidade Chiquinha Gonzaga
- 18h30: Canto, Cordas Friccionadas & Piano Colaborativo
A classificação indicativa é livre e a é entrada gratuita. Para os recitais na Unidade Chiquinha Gonzaga e Salão Villa-Lobos, não é necessária a retirada de ingressos.
Ingressos
Para eventos no Teatro Procópio Ferreira, os ingressos podem ser retirados online pela plataforma INTI ou presencialmente na bilheteria (terça a sexta, das 13h às 16h e das 17h às 20h).
Para as demais apresentações, não há necessidade de retirada de ingressos.