
Professor de Sorocaba lança livro sobre a descoberta do TOC e as dificuldades de viver com o transtorno
O convívio com transtornos psicológicos ou mentais é sempre um desafio. Mas existem casos de pessoas que conseguem superar as dificuldades e servem como inspiração para que outros consigam enxergar uma luz no fim do túnel. O professor universitário de Sorocaba, doutor em Biomedicina e perito em toxicologia, Éric Barioni, convive há 20 anos com o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), que tem como principal característica a presença de crises recorrentes de obsessões e compulsões.
Como forma de tentar mostrar às pessoas como superar os desafios da doença, e também compartilhar os seus conhecimentos adquiridos durante toda a sua vivência, Barioni lança, nesta quinta-feira (19), na Universidade de Sorocaba (UNISO), o livro “É Tique ou TOC?”, pela editora Ases da Literatura.
Os primeiros sintomas da doença começaram a partir da adolescência, quando Barioni sofreu alguns abusos sexuais, que lhe trouxeram pensamentos intrusivos ligados à sexualidade.
As dificuldades continuaram até a sua vida profissional, onde o TOC começou a gerar auto sabotagem. Porém, Barioni conseguiu orientação para pedir ajuda médica e psicológica e hoje faz tratamento com medicamentos específicos para o transtorno e também para ansiedade.
Depois de tanto pesquisar sobre o TOC, para conseguir esclarecer as dificuldades com que vive, Eric Barioni decidiu compartilhar todos os seus conhecimentos em um livro, para levar mais clareza a quem sofre do transtorno e também para ajudar as famílias que convivem com pessoas com o TOC.
A publicação parte de um relato sobre a sua história, levantando ainda questões sobre como diferenciar o TOC de outros transtornos, como os tiques e as manias, para que mais pessoas saibam como procurar ajuda.
“Existe muita confusão quando se fala sobre tique e TOC. As pessoas chamam de TOC muitas vezes alguns tiques, gestos e manias. E na verdade não é TOC, de fato. É ainda um assunto pouco explorado, que as pessoas não conhecem. Por isso, usei meu papel como educador para transmitir essa experiência de vida, mostrando para as pessoas que convivem com a doença que isso não é um impeditivo de conquistar tudo o que quisermos, driblando as dificuldades”, destaca Barioni, que atua também como coordenador do curso de Biomedicina da Universidade de Sorocaba (Uniso).
O livro busca, ainda, mostrar como o TOC sabotou a vida profissional do educador, além de ter o levado a diversas terapias para compreender a sua sexualidade e não deixar que a doença o sabote mais. “Por isso busquei falar sobre a importância da educação sexual nas escolas e dentro das famílias, algo que é ainda considerado como tabu na sociedade”, ressalta.
SERVIÇO
Lançamento do livro “É Tique ou TOC?”
Evento gratuito e aberto à população
Data: 19/05/2022, às 20h
Local: UNISO – Rod. Raposo Tavares, km 92,5 – Vila Artura
Pré-venda do livro: Amazon