
Prefeitura de Sorocaba inaugura Ecoponto na Vila Helena
A Prefeitura de Sorocaba inaugurou, nesta quinta-feira (25), um Ecoponto na Rua Roque Sampaio, 100, na Vila Helena. A área pública, até então, estava sendo utilizada para descarte irregular de lixo e todo tipo de resíduo.
O objetivo é dar a destinação correta a diferentes tipos de resíduos, além de evitar o descarte irregular em locais públicos na cidade.
“Só quem passa, trabalha ou mora aqui [próximo ao Ecoponto da Vila Helena] sabe o caos que estava essa situação. Transformamos um lixão em um lugar adequado, limpo e digno”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.
Diferente dos antigos Ecopontos que existiam em Sorocaba, o espaço agora é cercado e tem controle de entrada dos cidadãos.
Como vai funcionar
O Ecoponto conta com estruturas em que o cidadão poderá depositar os resíduos, de forma organizada e devidamente separada.
As pessoas podem depositar gratuitamente no local até um metro cúbico de entulho de obras, madeiras de construção civil, móveis velhos, recicláveis, resíduos eletrônicos e eletrodomésticos. O que equivale a aproximadamente cinco carrinhos de mão.
São cinco caçambas de cinco metros cúbicos cada, que receberão entulho de obras e de madeiras de construção civil. Duas caçambas de 20 metros cúbicos para receber os móveis velhos. E cinco contentores coloridos, tipo iglu, para os materiais recicláveis.
Volumes maiores demandam a contratação do serviço de caçambas particulares ou a contratação de uma empresa licenciada para fazer o descarte no Aterro de Resíduos Inertes.
Não será permitido o descarte de resíduo domiciliar, óleo automotivo e seus frascos, podas e vegetação, lixo hospitalar, lâmpadas, gesso, tintas, pneus, animais mortos e sucata de veículos.
A Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) destinará, diariamente, todo o material recebido no Ecoponto ao Aterro de Resíduos Inertes. Lá, uma cooperativa fará a devida triagem dos resíduos recebidos para dar o destino correto.
A Lei Municipal nº 8.614/2008 prevê multa por descarte irregular de resíduos no valor de R$ 300, o metro cúbico. As denúncias podem ser feitas pelos canais da Ouvidoria da Prefeitura, que são o site, o WhatsApp: (15) 99129-2426 e o telefone 156.
Serviço
O Ecoponto funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 12h.
Mais informações podem ser obtidas com a Divisão de Limpeza Urbana e Resíduos da Serpo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3238-2358 ou pelo e-mail: dlur@sorocaba.sp.gov.br.