
População de Votorantim recebe convite para gravação de documentário no sábado (22)
No sábado (22/02), a partir das 14h, a população de Votorantim tem um compromisso especial.
No Parque do Matão, o encontro “Histórias, Ecologias, Memórias e Afetos” reunirá personagens que fizeram parte dos mais de 30 anos de existência do parque. O elenco será composto por moradores do entorno, autoridades da região e a população votorantinense como um todo.
Durante o evento, será registrada a produção do documentário ”Parque do Matão: Histórias, Ecologias, Memórias e Afetos” em formato audiovisual.
O filme propõe um mergulho na conexão entre a comunidade de Votorantim e o Parque do Matão, um espaço verde que se tornou um patrimônio cultural e ambiental, enriquecido pelas histórias e vivências daqueles que já se relacionaram com ele.
O projeto busca registrar, em vídeo, memórias sobre acontecimentos e narrativas desenvolvidas no local desde sua criação. Para isso, estão previstas entrevistas, rodas de conversa e imagens aéreas feitas por drones, ressaltando a importância da área verde diante da crescente urbanização do município de Votorantim e do cenário de crise climática.
A iniciativa surgiu para dar visibilidade ao Parque do Matão, contar sua história e destacar a importância da criação e preservação de áreas como essa. A previsão de finalização do documentário é março de 2025, e o filme será disponibilizado para a rede pública de ensino de Votorantim e em plataformas digitais.
As filmagens de detalhes do local ocorrem desde o início do mês e serão concluídas no dia 22, com a participação popular em um encontro lúdico. Os participantes poderão levar fotos, objetos ou lembranças que marcaram sua relação com o parque. O evento contará com intérprete de Libras para garantir a inclusão.
O Parque do Matão fica na Rua Ângelo Delapasi, 117 – Parque Bela Vista, em Votorantim.