
Pioneira do teatro sorocabano, Elvira Gentil morre aos 94 anos
Na última terça-feira (14/01), o teatro de Sorocaba se despediu de uma grande riqueza cultural. Natural de Votorantim, Elvira Gentil foi atriz, diretora, professora de teatro e diretora cênica de óperas. Muito comprometida com a arte teatral, ministrou diversas oficinas e foi curadora dos Festivais Ibero-Americanos, onde também montou os shows de música popular MPB “No Tom do Luar”, de Waldomiro Lima, e “Presépio de Natal”.
Na cidade de Itu, encenou os espetáculos “Ifigênia em Áulis”, de Eurípedes, “Quarta-Feira, Sem Falta, Lá em Casa”, de Mário Brasini, e “Aves Exóticas Voam para Vazabarris”. Em 2004, dirigiu o musical “Bidú Sayão – Uma Homenagem” e, um ano depois, o mesmo espetáculo participou do “Festival Fazer a Festa”, na cidade do Porto, em Portugal.
Produziu e dirigiu espetáculos como “Vida e Arte” e “Quem Vem para a Beira do Mar”. Enquanto atriz na televisão, participou de programas da TV Cultura, do “Cabaret Literário” e da telenovela “Meus Filhos, Minha Vida”. No teatro, integrou elencos como o de “Marat-Sade”. Também participou de uma série de audiodramas produzidos pela Cia. das Artes Dramáticas (CAD), coordenados por Julio Carrara, que, em 2023, dedicou 27 programas ao aniversário de 93 anos de Elvira.
No ano passado, Elvira dirigiu o espetáculo “Bereca, a Intrometida”. Em julho, foi homenageada na 1ª Mostra Elvira Gentil de Monólogos e, em setembro, dirigiu três monólogos: “O Segredo”, “Lelé e Popó” e “Antes do Café”. Elvira se preparava para retornar à cena como atriz no monólogo “A Vizinha”, de Regina Helena de Paiva Ramos, e como diretora em “As Soberanas”, escrito por Décio Gentil.
Internada há 50 dias em São Paulo, em decorrência de uma cirurgia no fêmur, Elvira não se absteve e continuou com a mente ativa, sempre preocupada e integralmente comprometida com o teatro, propondo, no último domingo, a reavaliação de sua peça. O velório e a cerimônia de cremação acontecerão às 16h no Cemitério Horto da Paz (Rua Horto da Paz, 191), em Itapecerica da Serra.