search
highlight_off
Foto: Vanderlei Zago
Lazer
Atualizado em às

Páscoa terá passeio de trem e “caça aos ovos” na Fábrica Santa Maria, em Sorocaba

Uma divertida gincana de “caça” aos ovos de Páscoa durante a visita monitorada ao Parque Histórico Municipal da Tecelagem acontece nos dias 30/03 (sábado) e 31/03 (domingo), no patrimônio remanescente da Fábrica Santa Maria, tecelagem construída pelos ingleses em 1892 na Vila Hortência, em Sorocaba, é a atração temática do passeio de trem promovido pela Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária no final deste mês, em parceria com o Instituto Cleusa Prado de Desenvolvimento Social.

A venda de passagens é on-line, pelo valor de R$ 20, pelo site: mpfsorocabana.org.br

Utilizando locomotiva diesel (nº 3036) e carro de passageiros (EFS Mafersa – “Superluxo”) históricos, o Trem Especial de Páscoa circula nos dias 30/03 (sábado) e 31/03 (domingo), com partidas da Estação Paula Souza às 11h, 14h30 e 16h, de onde vai até a Fábrica Santa Maria, onde haverá visita monitorada às instalações históricas e ao maquinário preservado e a realização da gincana, e de onde retorna. A extensão total do passeio é de 3 quilômetros (1,5 quilômetro na ida e 1,5 quilômetro na volta), e a duração estimada total, de 1 hora.

▾ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▾

Crianças até 6 anos no colo de um adulto pagante têm gratuidade. Consulte no site todas as informações de serviço, como horários e orientações aos passageiros. A receita da bilheteria é revertida para os trabalhos de recuperação do patrimônio histórico ferroviário da Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária. Assim, você estará ajudando a preservar uma parcela importante da memória ferroviária do Brasil.

Fabrica Santa Maria Eric Mantuan 02

Fábrica Santa Maria | Foto por Eric Mantuan

Sobre a Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária

A Associação Movimento de Preservação Ferroviária do Trecho Sorocabana (Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária) é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos constituída em Sorocaba em abril de 2014. Voltada à preservação histórica da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) e da Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV), é certificada pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e implantadora do Trem dos Operários, projeto de trem turístico-cultural ligando Sorocaba a Votorantim, a partir da recuperação da ferrovia que liga as duas cidades, e do Centro de Memória Ferroviária, museu ferroviário a céu aberto na antiga Estação Paula Souza, onde também fica a sua oficina de manutenção e restauração.

Sobre o Instituto Cleusa Prado de Desenvolvimento Social

O Instituto Cleusa Prado de Desenvolvimento Social foi idealizado em 2020 pela votorantinense Maria Cleusa Prado depois de quatro anos de trabalho social em Sorocaba e região. É uma instituição privada com caráter sociocultural, sem fins lucrativos, que tem a missão de promover a educação por meio de ações culturais, no intuito de contribuir para o desenvolvimento da cidadania e para a democratização da arte. Sua área de atuação abrange o fomento aos mais diversos intercâmbios de saberes, assessoria e gestão de eventos e de projetos culturais, buscando preservar a identidade histórica, raízes e valores, principalmente no desenvolvimento social, tendo o papel fundamental da cultura e da arte no planejamento e desenvolvimento das cidades, reforçando a importância do acesso à cultural enquanto condição para a promoção de qualidade de vida à população urbana.