
Oficina “Cultura caipira, presente” oferece de forma gratuita aulas e e-book sobre a cultura caipira no interior de SP
A cultura caipira é uma das primeiras expressões da cultura popular brasileira, se mostrando através da música, culinária, literatura, religiosidade e dialeto próprio, por exemplo.
É com base nesses fatos que a artista plástica Alessandra Cristina Moreira e a Chef Mariana Castro lançaram o projeto “Cultura caipira, presente!” com recursos da Lei Federal Aldir Blanc, no interior de São Paulo.
O projeto “Cultura Caipira, presente!” consiste em uma oficina composta por 5 aulas gravadas e publicadas no YouTube (clique aqui para acessar) tendo como tema principal os diversos aspectos da cultura caipira como por exemplo: questões histórico-geográficas de formação, culinária, festa, cinema e música.

Estando o município de Votorantim localizado na região que é caracterizada pela formação e surgimento dos caipiras, sujeitos estes oriundos da mestiçagem entre portugueses e indígenas nos séculos XVI, XVII e XVIII, se faz necessário refletir e reconhecer a identidade caipira presente em seus moradores.
É comum que a figura do caipira e sua cultura seja vista pela sociedade moderna, como algo do passado, atrasado ou até extinto. No entanto, ainda hoje é possível encontrar traços desse modo de viver no cotidiano das cidades do interior do estado de São Paulo, de Minas Gerais, entre outros.
Dito isto, a oficina tem como objetivo apresentar de forma positiva os hábitos caipiras, assim como apontar os remanescentes dessa cultura na atualidade, sejam na cozinha, música, ou modo de falar, por exemplo. A oficina foi gravada na “Casa Laranja”, novo espaço cultural inaugurado na cidade em 2022, localizado na Rua Sorocaba, 800 – Vila Dominguinho, Votorantim/SP.
Além de apresentar conceitos, a atividade busca criar conexões entre a cultura caipira no passado, desde a sua formação até a atualidade, a fim de incentivar o (re)conhecimento e pertencimento à esta cultura. Tal sentimento foi trabalhado principalmente, na atividade final do curso, visto que, foi organizado um e-book com todas as receitas do curso e bases teóricas.
E-book gratuito disponível em: encurtador.com.br/mtH16