
Obra com direção de arte de artista votorantinense é exibida no Festival de Cannes
Que o talento corre solto em Sorocaba e região, todo mundo já sabe. Mas, desta vez, ele foi ainda mais longe: chegou até o Festival de Cannes, um dos mais prestigiados festivais de cinema do mundo, criado em 1946.
Julio Cesar Mello, ator, produtor, diretor e roteirista votorantinense, integrou a equipe do filme HUMAN, exibido no último dia 18 de maio no Marché du Film, o mercado oficial do Festival de Cannes.
No projeto, Julio assinou a direção de arte. Com 37 anos, ele constrói uma carreira marcada pela diversidade de linguagens e pela experimentação artística.
Julio é um dos cofundadores do Coletivo Cê, grupo teatral com mais de 15 anos de trajetória, reconhecido por sua pesquisa cênica autoral e por espetáculos que transitam entre o drama e o político, com forte carga poética.
Também é sócio da SELVA NEGRA Produções Artísticas, nova produtora cultural sediada em Votorantim.
Formado pela tradicional Escola de Arte Dramática da USP, Julio também se destaca no audiovisual. Em 2020, dirigiu o longa ”A Paixão no Circo” e, desde então, tem ampliado seu repertório com experiências imersivas e cinematográficas como os documentários ”Clayton – 10 anos se passaram” (direção), ”Anamnesis” (assistência de direção) e ”A Noite Mais Longa da Minha Vida”, em que assina roteiro, direção e atuação. Todos esses projetos foram realizados com apoio de políticas públicas de fomento à cultura.
Sobre ”HUMAN”
O filme é uma experiência cinematográfica imersiva, criada com tecnologia de realidade estendida (XR), com roteiro e direção de Débora Bergamini.
A produção transporta o espectador a uma jornada com as sondas espaciais Voyager I e II, lançadas pela NASA em 1977.
A proposta é interativa e personalizada, permitindo que o público explore os conteúdos dos “Discos de Ouro”, registros que apresentam a diversidade da vida e da cultura na Terra, e encontre mensagens ocultas sobre o planeta e a humanidade. Por meio de realidade aumentada e virtual, cada exibição se transforma em uma vivência única.
Em Cannes, o filme foi exibido durante o evento “XR SP – experiências paulistanas em ativação”, no estande oficial da Spcine no Marché du Film. A ação, organizada pela Sétima Cinema, exibiu obras brasileiras com uso de tecnologias imersivas.
HUMAN já foi experienciado por mais de 4.500 pessoas em sessões especiais no REAG Belas Artes, em São Paulo, e nas unidades do Sesc Santos e Sorocaba, como parte das contrapartidas da Lei Paulo Gustavo.
A obra também foi destaque no estande da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo durante a Gamescom Latam, a maior conferência de games da América Latina.
Após a apresentação em Cannes, o filme segue para uma agenda internacional: terá estreia nacional na Mostra Ecofalante de Cinema (de 28 de maio a 11 de junho) e será exibido no FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, em Lisboa, entre os dias 2 e 8 de junho.
A produção é da BR8 Cultural, com direção de som de Henrique Ravelli e trilha sonora original composta por Raíssa Espada e Janaína Silva — que também atua como narradora da obra.