search
highlight_off
Foto: Via assessoria de imprensa
Cultura
Atualizado em às

Obra com direção de arte de artista votorantinense é exibida no Festival de Cannes

Que o talento corre solto em Sorocaba e região, todo mundo já sabe. Mas, desta vez, ele foi ainda mais longe: chegou até o Festival de Cannes, um dos mais prestigiados festivais de cinema do mundo, criado em 1946.

Julio Cesar Mello, ator, produtor, diretor e roteirista votorantinense, integrou a equipe do filme HUMAN, exibido no último dia 18 de maio no Marché du Film, o mercado oficial do Festival de Cannes.

No projeto, Julio assinou a direção de arte. Com 37 anos, ele constrói uma carreira marcada pela diversidade de linguagens e pela experimentação artística.

Julio é um dos cofundadores do Coletivo Cê, grupo teatral com mais de 15 anos de trajetória, reconhecido por sua pesquisa cênica autoral e por espetáculos que transitam entre o drama e o político, com forte carga poética.

Também é sócio da SELVA NEGRA Produções Artísticas, nova produtora cultural sediada em Votorantim.

Formado pela tradicional Escola de Arte Dramática da USP, Julio também se destaca no audiovisual. Em 2020, dirigiu o longa ”A Paixão no Circo” e, desde então, tem ampliado seu repertório com experiências imersivas e cinematográficas como os documentários ”Clayton – 10 anos se passaram” (direção), ”Anamnesis” (assistência de direção) e ”A Noite Mais Longa da Minha Vida”, em que assina roteiro, direção e atuação. Todos esses projetos foram realizados com apoio de políticas públicas de fomento à cultura.

▾ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▾

Sobre ”HUMAN”

O filme é uma experiência cinematográfica imersiva, criada com tecnologia de realidade estendida (XR), com roteiro e direção de Débora Bergamini.

A produção transporta o espectador a uma jornada com as sondas espaciais Voyager I e II, lançadas pela NASA em 1977.

A proposta é interativa e personalizada, permitindo que o público explore os conteúdos dos “Discos de Ouro”, registros que apresentam a diversidade da vida e da cultura na Terra, e encontre mensagens ocultas sobre o planeta e a humanidade. Por meio de realidade aumentada e virtual, cada exibição se transforma em uma vivência única.

Em Cannes, o filme foi exibido durante o evento “XR SP – experiências paulistanas em ativação”, no estande oficial da Spcine no Marché du Film. A ação, organizada pela Sétima Cinema, exibiu obras brasileiras com uso de tecnologias imersivas.

▾ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▾

HUMAN já foi experienciado por mais de 4.500 pessoas em sessões especiais no REAG Belas Artes, em São Paulo, e nas unidades do Sesc Santos e Sorocaba, como parte das contrapartidas da Lei Paulo Gustavo.

A obra também foi destaque no estande da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo durante a Gamescom Latam, a maior conferência de games da América Latina.

Após a apresentação em Cannes, o filme segue para uma agenda internacional: terá estreia nacional na Mostra Ecofalante de Cinema (de 28 de maio a 11 de junho) e será exibido no FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, em Lisboa, entre os dias 2 e 8 de junho.

A produção é da BR8 Cultural, com direção de som de Henrique Ravelli e trilha sonora original composta por Raíssa Espada e Janaína Silva — que também atua como narradora da obra.