search
highlight_off
Foto: Via assessoria de imprensa
Cultura
Atualizado em às

Museu Republicano de Itu recebe recitais com jovens pianistas do projeto “Next Generation”

Na sexta-feira (11/07) e no domingo (13/07), o Museu Republicano de Itu será palco de dois recitais de piano.

As apresentações fazem parte da programação do Retiro Musical de Itu e integram o projeto internacional “Next Generation”, promovido pela Brazilian Music Foundation, sediada em Nova York, com coordenação do premiado pianista brasileiro Max Barros.

Com mais de quatro décadas de atuação na cena internacional, Max Barros é reconhecido por sua dedicação à divulgação da música de concerto brasileira.

Entre seus feitos mais relevantes está a gravação integral dos concertos para piano e orquestra de Camargo Guarnieri, pelo selo NAXOS, trabalho que lhe rendeu o prestigiado Diapason d’Or.

Os recitais serão realizados no Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano, com entrada gratuita e classificação livre.

A participação é por ordem de chegada, limitada a 90 vagas por dia.

▾ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▾

Sobre o projeto “Next Generation”

O projeto busca incentivar e promover o aperfeiçoamento artístico de jovens pianistas brasileiros, por meio de uma imersão musical que une prática instrumental, intercâmbio cultural e apresentações públicas.

Em Itu, os participantes do Retiro Musical apresentarão obras de importantes compositores do repertório pianístico, com programas distintos em cada data.

▾ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▾

Programação completa

  • CONCERTO I

Sexta-feira, 11/07 – 17h

Leonardo Adamatti Biano, piano

F. Chopin – Scherzo No. 1, Op. 20 em Si menor
S. Rachmaninoff – Étude-Tableau em Mi bemol maior

Mateus Naamã e Cristina Tomescu, piano

F. Schubert – Fantasia em Fá menor para quatro mãos, D. 940

Dersu Soares, piano

J. Brahms – Sonata No. 2, Op. 2 em Fá sustenido menor
I. Allegro non troppo, ma energico
II. Andante con espressione
III. Scherzo: Allegro – Poco più moderato
IV. Finale: Sostenuto – Allegro non troppo e rubato – Molto sostenuto

  • CONCERTO II

Domingo, 13/07 – 16h

Diogo Ferreira, piano

R. Schumann – Fantasiestücke, Op. 12
I. Des Abends

II. Aufschwung
III. Warum?
IV. Grillen
V. In der Nacht
VI. Fabel
VII. Traumes Wirren
VIII. Ende vom Lied

Cristina Tomescu, piano

M. Ravel – Gaspard de la Nuit
I. Ondine
II. Le Gibet
III. Scarbo

Mateus Naamã, piano

F. Chopin – Balada No. 4, Op. 52 em Fá menor
F. Chopin – Estudo Op. 25 No. 11 em Lá menor
S. Prokofiev – Sonata No. 3, Op. 28 em Lá menor


Conheça os pianistas

Cristina Tomescu nasceu em Craiova, Romênia. Estudou na Escola de Artes “Marin Sorescu” em sua cidade natal, sob a orientação do Prof. Mihai Ungureanu. Em 2021, foi contemplada com uma bolsa integral, concedida por meio de uma seleção nacional, para estudar na École Normale de Musique de Paris, na classe do professor Jean-Bernard Pommier. Atualmente, Cristina é estudante do terceiro ano de bacharelado no Departamento de Piano da Sibelius Academy, da Universidade das Artes de Helsinque, Finlândia, na classe do Prof. Erik T. Tawaststjerna.

Dersu Soares é natural de Belo Horizonte e se formou pela Universidade de São Paulo, sob orientação do pianista e professor Luiz Guilherme Pozzi. Como solista, já se apresentou junto à Orquestra Sinfônica de Limeira, à Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP e à Orquestra Bachiana Jovem SESI-SP. Desde 2024, cursa o mestrado em Performance na Universidade de São Paulo, sob orientação do Prof. Dr. Eduardo Monteiro.

Diogo Ferreira, natural de São Paulo, iniciou seus estudos de piano em 2015, com o professor Claudio Soares. Em 2023, ingressou no Bacharelado em Piano Performance na USP, onde continua seus estudos sob a orientação de Luciana Sayure. Diogo tem se destacado em vários recitais promovidos pela universidade e tem participado de diversas masterclasses com renomados pianistas, incluindo Alessio Bax, Lucas Thomazinho, Flávio Augusto, Enrique Graf e muitos outros.

Leonardo Adamatti Biano iniciou seus estudos de piano em 2017, aos 15 anos. Em 2021, foi admitido no curso de Bacharelado em Música com habilitação em Piano pela Universidade de São Paulo (USP), onde estudou inicialmente sob a orientação do professor Luiz Guilherme Pozzi e, posteriormente, com a professora Luciana Sayure. Durante sua formação, participou de masterclasses com pianistas renomados como Richard Kogima, Gábor Farkas, Theresa Bodgard e Marek Szlezer. Em 2021, conquistou o terceiro lugar no Concurso Latino-Americano de Piano de Curitiba.

Mateus Naamã iniciou seus estudos de piano aos 13 anos, no curso de extensão da Escola de Música da UFRN. Atualmente, aos 20 anos, cursa o bacharelado em Piano na mesma instituição, sob a orientação do professor Dr. Durval Cesetti. No ano letivo de 2024–2025, participou de um intercâmbio na Sibelius Academy, em Helsinque, Finlândia. Durante esse período, foi aluno do professor Juhani Lagerspetz e pôde desenvolver suas habilidades artísticas tanto no repertório solo quanto na música de câmara, trabalhando com outros estudantes e professores da academia.


O Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano de Itu fica na Rua Barão de Itaim, 140, Centro Histórico – Estância Turística de Itu.