
Museu Republicano de Itu recebe concerto com obras inéditas de Miguelzinho Dutra
No domingo (24/08), às 11h, o Museu Republicano de Itu recebe um concerto com obras inéditas do compositor ituano Miguel Arcanjo Benício de Assunção Dutra. A entrada é gratuita!
Conhecido como “Miguelzinho Dutra”, o compositor teve suas obras resgatadas a partir da pesquisa de mestrado de Leonardo Leite, realizada na Unicamp.
As composições revelam aspectos pouco conhecidos da produção musical ituana do século XIX.
No repertório, o público poderá apreciar árias de ópera, modinhas, valsas e um hino composto especialmente para a visita da família imperial a Itu, em 1846.
Sob a regência do próprio Leonardo, o concerto contará com a participação de Marília Carvalho (soprano), Clóvis Português (tenor), Maurício Valer (piano) e dos violinistas Helena Japur e Lucas Fraga.
Sobre Miguelzinho Dutra
Além de compositor musical e redator, Miguelzinho Dutra foi também pintor, dourador, ourives, desenhista, construtor, encanador, entalhador, armador de gala, riscador de igrejas e retábulos, além de fabricante de instrumentos musicais.
No Museu Republicano de Itu, são preservadas 73 aquarelas de sua autoria, entre elas vistas panorâmicas, representações de edifícios de Itu, São Paulo e Casa Branca, paisagens rurais, vultos ilustres, tipos populares e projetos para decorações e festas de rua.
Mais informações
O concerto acontece no auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano, localizado na Rua Barão de Itaim, 140, no Centro Histórico de Itu.
A entrada é gratuita, por ordem de chegada.