search
highlight_off
Foto: Tela Quiosque no Cambucí, 1822, de Jonas de Barros, exposta no Museu Paulista
Turismo
Publicado em às

Museu Republicano de Itu realiza exposição sobre obra do artista Jonas de Barros

Em comemoração ao aniversário de Itu, o Museu Republicano realiza um dia antes, em 1º de fevereiro, a abertura da exposição sobre o legado artístico de Jonas de Barros (1874-1939), um talentoso pintor, ilustrador e desenhista ituano. A exposição traz uma coleção de artigos de jornal, livros, ilustrações, telas, fotografias e documentos cartoriais que destacam as diversas facetas do artista.

A exposição será realizada em parceria estabelecida com a Irmandade do Lar Nossa Senhora da Candelária de Itu, que preserva retratos de autoria de Jonas de Barros.

O artista nasceu em Itu, filho do fazendeiro Abrahão Lincoln de Barros e de Maria Clarinha de Barros. Ao longo de sua vida, atuou como pintor de telas, de porcelanas e de cenários de peças teatrais, ilustrador de livros, desenhista a crayon e como funcionário da Comissão de Saneamento do Estado de São Paulo.

Em São Paulo, onde passou a maior parte da vida adulta, frequentou assiduamente as exposições de outros artistas, onde se encontrava com Tarsila do Amaral, Oscar Pereira da Silva, Aurélio Zimmermann e José Wasth Rodrigues. Entre 1917 e 1945, tanto Jonas de Barros como esses pintores foram contratados por Afonso Taunay, diretor do Museu Paulista, para confeccionarem quadros representando o passado paulista.

 

SERVIÇO

Abertura da Exposição Jonas de Barros, Artista Ituano

Museu Republicano de Itu – USP

1º de fevereiro, às 10h

Rua Barão de Itaim, 67 – Centro

Infs: 11 4023 0240 – menu 3