search
highlight_off
Foto: Via assessoria de imprensa
Cultura
Publicado em às

Museu FAMA promove curso sobre a 36ª Bienal de Arte de São Paulo

No sábado (18/10), às 9h, o Museu FAMA, em parceria com o Centro Cultural Fábrica São Pedro, promove o Módulo VIII do curso “Museu Escola 2025”.

Desta vez, o tema da aula será a 36ª Bienal de Arte de São Paulo, que tem como tema “Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática“. A aula é gratuita e acontece na sede do museu, em Itu.

Com foco em práticas pedagógicas, o encontro será conduzido pelos arte-educadores Prof. Dr. Emerson Ribeiro Castilho, diretor do Programa Educativo do Museu FAMA, e Profª. Ms. Sonia Leni Chamon, docente do CEUNSP, com participação especial de Renato Lopes, assessor de Educação da Fundação Bienal de São Paulo.

▾ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▾

Intitulada “Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática”, a 36ª Bienal de Arte de São Paulo teve como inspiração o poema “Da calma e do silêncio”, da poeta afro-brasileira Conceição Evaristo, e busca repensar a humanidade como verbo: uma prática viva de escuta, convivência e transformação.

Além do poema, uma parte central da Bienal é a metáfora do estuário, espaço onde diferentes correntes de água se encontram e coexistem. Essa metáfora guia o projeto curatorial, que se divide em três eixos:

  • A necessidade de reivindicar o espaço e o tempo;
  • O convite para o público se ver no reflexo do outro, estimulando a empatia e o olhar coletivo;
  • Uma reflexão sobre os espaços de encontro e as assimetrias históricas, em uma reflexão sobre heranças coloniais e as novas possibilidades de coexistência.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas clicando aqui.

São 30 vagas disponíveis por ordem de inscrição.

Sobre o curso Museu Escola 2025

O curso teve início em abril de 2025 e acontece até dezembro, com carga horária total de 60 horas – 30 presenciais e 30 online, no formato EaD.

A programação contempla nove módulos que abordam diferentes períodos históricos, linguagens artísticas e contextos culturais, incluindo arte dos povos originários, africanidades, períodos colonial, imperial, republicano, modernidade e contemporaneidade.

A formação é voltada a educadores da rede pública e privada, mas também está disponível para pessoas interessadas nos temas.

Endereço

O Museu FAMA fica na Rua Padre Bartolomeu Tadei, 09 – Centro, Itu.