menu search

NotíciasMissão Conhecimento: alunos do Objetivo Sorocaba conquistam mais de 700 medalhas em Olimpíadas Científicas

Conteúdo oferecido por Objetivo Sorocaba
Atualizado em às

Mais do que uma competição, as Olimpíadas Científicas são excelentes oportunidades para os jovens testarem tudo que aprenderam em sala de aula e se prepararem para desafios maiores, como as provas de vestibular e o ENEM.

O Objetivo Sorocaba participa e apoia as Olimpíadas há anos, e nos últimos 10 anos seus alunos já conquistaram mais de 2.102 medalhas em diferentes competições, sendo dessas 707 em 2023.

O segredo para tanto sucesso está na enorme dedicação dos alunos e professores, algo que fica bem claro na Missão Conhecimento, um projeto exclusivo do Objetivo Sorocaba criado para incentivar o protagonismo dos estudantes e os preparar para essas “competições do saber”.

Confira como funciona a Missão Conhecimento e saiba como foi a experiência de alguns alunos que participaram e conquistaram suas medalhas.

A Missão Conhecimento do Objetivo Sorocaba

A Missão Conhecimento é um projeto exclusivo do Objetivo Sorocaba criado para criar uma verdadeira imersão dos alunos nas Olimpíadas Científicas.

A equipe pedagógica e os professores incentivam a participação dos estudantes e dão suporte para que eles consigam ter um bom desempenho nas competições.

E tudo isso tem um motivo bem nobre: o potencial curricular que as Olimpíadas oferecem.

Participantes que conseguem resultados expressivos melhoram seu currículo escolar, inclusive as notas obtidas são importantes diferenciais para os alunos que desejam ingressar em universidades fora do país.

Isso sem contar o “sabor de vitória” que as medalhas oferecem. Afinal, nada mais legal do que ter seu esforço reconhecido e valorizado, não é mesmo?

O primeiro benefício da Missão Conhecimento é reforçar o conteúdo aprendido em sala de aula. O aluno pode revisar e reforçar o que já aprendeu. O segundo é a possibilidade de desenvolver habilidades e competências como trabalho em grupo e raciocínio lógico, fatores que são importantes para o mercado de trabalho e que já começam a ser desenvolvidas na escola. Além disso, muitas Olimpíadas dão vagas em universidades, sem a necessidade de passar pelo vestibular”, complementa o professor Evanway Soares, responsável pela Missão Conhecimento.

E para além de levar medalhas para casa ou não, ao participar da Missão Conhecimento os alunos saem ganhando em todas as esferas.

Eles têm contato com professores e profissionais de renomadas empresas e universidades, aprimoram seu repertório e se qualificam cada vez mais para participar de diferentes desafios e eventos futuros, quem sabe até internacionais.

O começo da jornada

O início da participação se dá na sala de aula. Os professores avaliam o desempenho dos alunos e identificam as habilidades e aptidões de cada um.

A partir disso, o corpo docente incentiva que o estudante explore seu potencial.

Quem topa o desafio participa de aulas extras, no contraturno, onde as matérias são revisadas com exercícios e debates, tudo para preparar os alunos para as provas.

Os orientadores são chamados de Guardiões, que são professores preparados para dar suporte e incentivo para que os alunos explorem seu potencial.

Quem pode participar?

A Missão Conhecimento é oferecida para todos os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Eu participei da Missão Conhecimento porque me interesso por Matemática e Física. As aulas são focadas em resolver questões das provas passadas para ir treinando para as próximas Olimpíadas. Além de me ajudar com Matemática, a gente tem contato com conteúdos que iremos aprender futuramente. Então, quem participa já tem uma ideia pronta na hora que o professor ensinar”, conta Lucas Castro, aluno do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Conheças as áreas das olimpíadas científicas

Ao todo, os alunos podem participar de Olimpíadas das áreas de Humanas, Ciências da Natureza e Exatas, além das provas interdisciplinares.

Confira uma lista com as provas principais:

Ciências Humanas
  • Olimpíada Brasileira de Geografia;
  • Olimpíada Nacional de História do Brasil;
  • Olimpíada Brasileira de Linguística;
  • Olimpíada Brasileira de Ciências Humanas;
  • Olimpíada Brasileira de Geopolítica (OBGP).
Ciências da Natureza
  • Olimpíada Brasileira de Química;
  • Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA);
  • Olimpíada Brasileira de Biologia;
  • Olimpíada Nacional de Ciências.
  • Olimpíada Brasileira de Neurociências (OBN)
  • Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG)
  • Copa Paulista de Foguetes
  • Vitalis
Ciências Exatas
  • Olimpíada Canguru;
  • Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras;
  • Olimpíada Brasileira de Matemática Financeira (OBMF);
  • Olimpíada de Matemática da Unicamp.
Olimpíadas Interdisciplinares
  • Olimpíada Brasileira de Robótica Teórica e Prática;
  • Olimpíada Brasileira do Saber;
  • Desafio Nacional Acadêmico;
  • Olimpíada Brasileira do Saber (OBS).

Além das medalhas e prêmios, os alunos recebem diploma de participação e, claro, muito conhecimento.

Por fim, participar das olimpíadas também é um convite para interação com outros estudantes, descobrir novos lugares e aprender técnicas e ideias que serão importantes para o futuro.

Na Missão Conhecimento, os estudantes podem optar por 2 caminhos: focar nas áreas do conhecimento em que são mais fortes ou então se desafiar em disciplinas de menor domínio para elevar seu conhecimento”, completa o professor Evanway Soares.

7 vantagens de participar da Missão Conhecimento

Além da oportunidade de testar seus conhecimentos e ter uma experiência escolar diferente ao participar das Olimpíadas, a Missão Conhecimento também oferece outros benefícios aos alunos, confira!

  • Reforço dos conteúdos

Ao frequentar as aulas preparatórias, os estudantes têm a oportunidade de fazer uma espécie de “aula reforço”, que ajuda a fixar os conteúdos que farão parte das tradicionais avaliações bimestrais.

Ou seja, quem participa aumenta seu potencial para tirar excelentes notas no boletim!

  • Conhecimentos aprimorados e colocados em prática

Os alunos podem testar suas habilidades nas disciplinas que mais se identificam e refinar ainda mais seu desempenho, algo que ajuda a ampliar o conhecimento e dá preparo para grandes desafios, como os vestibulares.

  • Contato com conteúdos inéditos

Para alunos mais novos, a participação na Missão Conhecimento também gera alguns “spoilers” do currículo escolar.

Os estudantes que frequentam as aulas preparatórias para as Olimpíadas têm contato com conteúdos que ainda serão transmitidos em sala de aula no futuro, dessa forma, quando esse momento chegar, eles já estão preparados para o desafio.

Na Missão Conhecimento, nas aulas de física, estamos resolvendo exercícios do ensino médio. Apesar de ainda não ter visto esses conteúdos nas aulas normais, estou conseguindo acompanhar e entender” conta Laura Morais, aluna do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

  • Desenvolvimento de habilidades

Quem participa da Missão Conhecimento é desafiado a desenvolver seu raciocínio lógico e capacidade de trabalho em equipe, que são duas habilidades muito valorizadas no mercado de trabalho.

Além disso, a constante exposição a provas e desafios ensina os alunos a lidarem com a pressão e o fato de perder ou ganhar em uma olimpíada também ensina importantes valores para a vida, como a empatia.

Sendo assim, a Missão Conhecimento desenvolve muitas habilidades técnicas, mas principalmente as comportamentais.

  • Preparo para os vestibulares

Como as Olimpíadas abordam conteúdos que costumam cair nos principais vestibulares do Brasil, os alunos também ganham um reforço extra em sua rotina de preparação para os processos seletivos.

Inclusive, estudos já demonstraram que medalhistas têm mais chances de entrar em vestibulares concorridos, isso porque muitas olimpíadas são feitas pelas próprias universidades.

  • Tchau, vestibular!

Diversas Olimpíadas oferecem vagas em universidades para os alunos com melhor performance, o que possibilita ingresso no ensino superior sem a necessidade de passar pelo vestibular.

Essa premiação é chamada de vaga olímpica.

A preparação oferecida na Missão Conhecimento pode ser fundamental para atingir bons desempenhos e, dessa forma, abrir as portas para o futuro.

  • Oportunidade de estudar no exterior

Muitos alunos sonham com a possibilidade de fazer o curso superior fora do Brasil, e as Olimpíadas Científicas são uma alternativa para transformar esse desejo em realidade.

Ao conseguir um bom desempenho, é possível se classificar para competições de nível internacional.

Nesses eventos, é comum a presença de grandes universidades estrangeiras – como Harvard, MIT e Princeton – que podem oferecer aos alunos de melhor desempenho uma bolsa de estudos!

Além disso, a participação em projetos, como a Missão Conhecimento, e em olimpíadas é um enorme diferencial no currículo do aluno, que será analisado no processo seletivo das universidades internacionais.

Atualmente eu estudo na Purdue University, que concentra alguns dos melhores cursos de engenharia dos Estados Unidos. Para quem sonha em fazer faculdade aqui, meu recado é: participem das Olimpíadas Científicas. O processo seletivo das faculdades envolve análise das notas, participação em atividades extracurriculares e premiações. Portanto, não desperdice a oportunidade de participar das Olimpíadas, pois elas dão bom destaque para seu currículo e te potencializa para conseguir uma vaga”, relata Leonardo Mendes, ex-aluno do Objetivo Sorocaba e medalhista das Olimpíadas Científicas, que atualmente estuda Engenharia de Materiais na Purdue University (Indiana – EUA).

Conquistas dos alunos do Objetivo Sorocaba na Missão Conhecimento

A Missão Conhecimento e o Colégio Objetivo estão há mais de 10 anos preparando os alunos para as Olimpíadas Científicas e provocando-os a se desafiarem nessas provas tão importantes.

Em todo esse tempo, os estudantes já conquistaram mais de 2.102 medalhas. Em 2023 houveram muitos resultados positivos.

Veja alguns dos números de 2023
  • Participação em 16 Olimpíadas Científicas. Em todas, os alunos do Colégio Objetivo foram medalhistas;
  • Mais de 700 medalhas conquistadas em todas as competições;
  • Mais de 400 medalhas em Olimpíadas que oferecem vagas olímpicas.

Veja agora uma pequena retrospectiva da participação dos alunos do Objetivo Sorocaba em algumas das principais provas:

Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras
Nessa competição internacional, que coloca os estudantes para trabalharem em equipe e promove o interesse pela inovação e cooperação, o Objetivo Sorocaba conquistou 296 medalhas.

Olimpíada Canguru de Matemática
Em mais uma competição internacional, os alunos voltaram para casa com a bagagem recheada com 66 medalhas!

Olimpíada Brasileira do Saber (OBS)
Esta Olimpíada Multidisciplinar desafia os estudantes nas áreas de Matemática, Tecnologia, Língua Estrangeira e Ciências da Natureza.

Os alunos do Colégio Objetivo conquistaram 19 medalhas.

Copa Paulista de Foguetes
Essa Olimpíada desafia as habilidades práticas e coloca os competidores para desenvolver modelos de foguetes (que precisam ser lançados!). Ganha o time que fizer o modelo com melhor desempenho.

Para saírem vitoriosos, os alunos colocam seus conhecimentos de física, química e matemática à prova. E é claro que o Objetivo Sorocaba foi medalhista. Ao todo, foram 18 conquistas na última edição.

Olimpíada Brasileira de Geopolítica (OBGP)
Os alunos conquistaram 8 medalhas nesta Olimpíada que reúne conteúdos de história e geografia.

Olimpíada Brasileira de Matemática Financeira (OBMF)
Esta competição dá foco em um tema muito importante para a vida de todos nós: a sabedoria para lidar com finanças.

Por meio de exercícios de lógica e matemática, os estudantes elevam sua consciência sobre educação financeira e uso consciente de recursos. Os alunos trouxeram 9 medalhas para casa.

Olimpíada Brasileira de Neurociências (OBN)
Também conhecida como Brazilian Brain Bee, a competição é voltada para o ensino médio e busca despertar o interesse pelo conhecimento científico.

O Colégio Objetivo marcou presença na OBN e os estudantes conquistaram 5 medalhas.

Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG)
Realizada anualmente pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a Mostra Brasileira de Foguetes é focada na construção de foguetes e na competição de lançamentos.

Os foguetes são classificados de acordo com o nível escolar dos participantes. Neste ano, os alunos conquistaram ao todo 7 medalhas na MOBFOG.

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)
Os alunos apertaram os cintos, testaram seus conhecimentos em Astronomia e Física e voltaram para casa com 14 medalhas.

Vitalis
Nessa competição, que é voltada para quem tem interesse em assuntos como medicina e biologia do corpo humano, Os alunos conquistaram 11 medalhas.

E isso tudo é só uma parcela da participação dos os alunos! Para conferir todas as conquistas, acompanhe o perfil Objetivo Sorocaba no Instagram: @objetivosor.

Muitas missões, conhecimentos e protagonismo!

A Missão Conhecimento vai muito além de promover espírito competitivo e desafiar habilidades. O principal benefício é, de fato, a ampliação da bagagem escolar.

Por meio desse projeto, o Objetivo Sorocaba dá a todos os estudantes a oportunidade de reforçar sua bagagem e se preparar para desafios maiores.

A participação auxilia o aluno a desenvolver conhecimentos importantes para o futuro, além de promover integração e a competitividade de forma saudável e divertida!

Os pais e alunos podem conhecer mais sobre a Missão Conhecimento e toda a estrutura oferecida pelo Objetivo Sorocaba.

Agende uma visita para saber mais sobre o plano de ensino e as atividades extracurriculares oferecidas aos estudantes (Clique aqui).

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments