
MATA, da artista Mazé Perbellini, chega a Fernanda Monteiro Galeria de Arte no dia 10/11
Dando sequência ao Calendário ARCO do segundo semestre, a Fernanda Monteiro Galeria de Arte apresenta o projeto MATA, da artista Mazé Perbellini e curadoria de Fernanda Monteiro. A exposição abre nesta sexta-feira, dia 10 de novembro, às 19h30. O endereço da galeria é Rua Gustavo Teixeira, 600.
O projeto conta com 2 desenhos monumentais, de aproximadamente 20 metros cada um, e mais um conjunto de obras de menor dimensão, resultantes de suas incursões e investigações sobre a paisagem orgânica e natural dos parques que observa.
A qualidade vertiginosa e livre do traço de Perbelini revela sua necessidade de preservação da paisagem que se modifica paulatinamente e, ao mesmo tempo, sua intenção de incorporar-se a esse plano. A insubordinação do traço é reverberada pela vivacidade da cor, que arde, desvelando a força vital e a resistência de uma natureza ameaçada.
Em meio à incandescência da cor, destaca-se a densidade dos escuros sedutores, criando áreas de profundidade e introspecção. Uma dramaticidade se soma a organicidade do movimento das linhas, que ora se aglomeram e ora se abrem criando espaços penetráveis e desenhando caminhos a serem percorridos pelos olhos e vivenciados pelos sentidos. A paisagem, a princípio externa, parece refletir um estado interior, onde retumbam os sons de uma escuta interna.
Trata-se da percepção da natureza não apenas como necessária à sobrevivência, mas como parte de nós mesmos. Como uma espécie de pré-escrita, há um discurso que não se fecha. São paisagens externas ou internas que precisam ser respeitadas, que transcendem o tempo, apresentando pulso, ritmo, sobrevida. (Fernanda Monteiro)
A entrada é franca. Após a abertura, a exposição permanece em cartaz no horário de funcionamento da Galeria, de segunda, quarta, quinta e sexta-feira, das 14h às 19h, até dia 08 de dezembro. Mais informações pelo
Whatsapp (15) 99789-0426.