search
highlight_off
Foto: Foguinho/Imprensa SMetal
Notícias
Atualizado em às

Jornalista sorocabana lança livro-reportagem com histórias de ex-pacientes de manicômios

A jornalista sorocabana Carol Fernandes lançou, no dia 26 de novembro, o livro-reportagem “Residentes: História e cotidiano de ex-pacientes de manicômios em Sorocaba”.

A obra está disponível na Amazon (clique aqui), no formato e-book. Todo o lucro obtido com a venda será revertido ao Fórum da Luta Antimanicomial de Sorocaba (Flamas). 

O lançamento oficial ocorreu durante evento alusivo aos dez anos da assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que fechou os hospitais psiquiátricos da região, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba.

“Residentes” é o primeiro livro-reportagem de Carol Fernandes. Com a utilização do jornalismo literário aplicado à escrita, os capítulos de “Residentes” unem reflexões pessoais da autora aos relatos de cinco ex-pacientes de manicômios – que, atualmente, vivem em residências terapêuticas –, e também de profissionais da saúde mental que participaram do processo de desinstitucionalização em Sorocaba.

A 2ª edição da obra é uma adaptação de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Jornalismo, apresentado no ano de 2021, na Universidade de Sorocaba (Uniso). O prefácio é assinado pela jornalista e mestre em Comunicação e Cultura, Evenize Batista. 

Confira a sinopse

residentes 2

Uma mesa. Ao redor dela confraternizamos, fazemos nossas refeições, nutrimos corpo e alma. Pouco talvez represente uma moradia tanto quanto uma mesa. As residências terapêuticas não são uma exceção; a diferença é que o aspecto mundano de uma mesa, no contexto da saúde mental, é fruto de um processo de luta pela desinstitucionalização.

Para compor este livro-reportagem, as entrevistas, com ex-pacientes de manicômios que hoje vivem em residências terapêuticas, aconteceram, também, ao redor de mesas como essas.