
Iperó (SP) recebe evento que transforma jovens em agentes da inovação e sustentabilidade
Durante os dias 29 e 30 de abril (terça e quarta-feira), a cidade de Iperó, no interior de SP, recebe o evento “Arte de Inovar com Maratona de Inovação”!
O evento acontece na Escola Estadual Estação George Oetterer e é uma iniciativa pioneira que combina arte, inovação e sustentabilidade para estimular o pensamento criativo e inovador entre jovens. O projeto é patrocinado pela Veolia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realizado pela Loa Produções Culturais em parceria com o Ministério da Cultura.
Os interessados podem realizar a inscrição através do e-mail contato@loaproducoes.com.br até o dia 25 de abril. É necessário informar o nome completo, idade e telefone. As vagas são limitadas, e os interessados serão selecionados por ordem de inscrição e comunicados por e-mail.
Com uma proposta dinâmica e inovadora, o evento proporciona uma jornada transformadora pelos planetas “Arte”, “Criatividade” e “Inovação”.
Confira a programação:
A programação tem início na segunda-feira com a apresentação do espetáculo teatral Água à Vista, da Cia de Teatro Parafernália, que aborda a importância da preservação dos recursos hídricos.
O espetáculo estimula uma reflexão profunda e prepara os participantes para as atividades do dia seguinte.
Na terça-feira, a jornada continua com uma oficina de inovação (Ideathon), onde os participantes terão a oportunidade de trabalhar colaborativamente, desenvolvendo soluções criativas para desafios ambientais e promovendo um olhar crítico e sustentável para o futuro.
A participação requer disponibilidade para os dois dias de evento, considerando que serão que serão realizados na terça (29) das 10h às 11h e das 14h30 às 15h30 e quarta-feira (30), das 9h às 11h30 e das 13h às 15h30, presencialmente na Escola Estadual Estação George Oetterer.
“Nosso objetivo é inspirar os jovens a se tornarem protagonistas na solução de problemas, incentivando o pensamento inovador e a responsabilidade socioambiental por meio da arte e da criatividade”, afirma Andréia Nunes, coordenadora geral da Loa Produções Culturais.
As ideias desenvolvidas durante o evento serão apresentadas a um grupo de jurados, e os três primeiros lugares receberão troféus e certificados de reconhecimento.
Além disso, todos os participantes do evento ganharão um certificado de participação e um kit educativo contendo materiais sobre inovação, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e as Habilidades do Futuro definidas pelo Fórum Econômico Mundial.
Cidades participantes
Em sua edição atual, o “Arte de Inovar com Maratona de Inovação” percorrerá sete cidades dos estados de São Paulo e Santa Catarina, impactando 2.800 jovens e estimulando a criatividade e o pensamento crítico sobre desafios globais urgentes.
As cidades participantes em São Paulo são:
- Iperó
- Guarulhos
- São Roque
- Sorocaba
Já em Santa Catarina, as cidades são:
- Balneário Piçarras ou Penha
- Barra Velha
- Bombinhas
Mobilização de parceiros locais
Além do impacto direto nos jovens participantes, o projeto busca engajar a comunidade local ao convidar empresas, organizações e instituições para oferecer mentorias e apoiar a iniciativa, fortalecendo o ecossistema de inovação e empreendedorismo regional.
“Acreditamos no poder da educação e da inovação para transformar realidades. Este projeto é uma oportunidade única de promover conhecimento, desenvolver soft skills, o trabalho em equipe e incentivar o desenvolvimento de soluções sustentáveis para o futuro”, destaca Wellington Sacheti, coordenador de inovação.
O sucesso da edição de 2024
A última edição do “Arte de Inovar com Maratona de Inovação” alcançou resultados muito expressivos, percorrendo 13 cidades em 5 estados do Brasil.
Foram realizados 26 eventos e 32 atividades focadas em inovação e sustentabilidade, impactando mais de 5.800 participantes, entre estudantes, professores, adolescentes, jovens, adultos e voluntários.
Durante o ano, mais de 280 ideias inovadoras foram geradas, demonstrando o potencial criativo dos participantes e o impacto transformador da iniciativa.
“A experiência na Maratona de Inovação me ajudou a enxergar meu potencial para desenvolver soluções reais e impactar minha comunidade”, diz Eduarda Lima, estudante participante da edição anterior.
A Escola Estadual Estação George Oetterer fica na Avenida Cecy Monteiro Oetterer, 21 – George Oetterer, em Iperó-SP.