search
highlight_off
Foto: Rodrigo Atique
Cultura
Atualizado em às

GURI 30 anos: programa abre mais de 6 mil vagas para os cursos gratuitos de música em Sorocaba e região

Em 2025, o GURI completa 30 anos de existência!

Mais de um milhão de crianças, adolescentes e jovens já passaram pelo programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura.

Na segunda-feira (03/02), serão abertas as matrículas para os cursos de 2025. Em Sorocaba e região, são mais de 23 polos de ensino e um total de mais de 6.800 vagas. O projeto conta com o patrocínio de empresas como CTG Brasil, Toyota, Tauste Supermercados, Smurfit WestRock, Cipatex, Citrosuco, Capuani do Brasil, Usina Santa Maria e Vitafor, além do apoio das Prefeituras Municipais.

No estado inteiro, são mais de 100 mil vagas, distribuídas em mais de 500 polos de ensino presentes nas cidades de Araçoiaba da Serra, Avaré, Botucatu, Capela do Alto, Cerquilho, Conchas, Guareí, Ibiúna, Itapetininga, Itatinga, Itu, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, São Manuel, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sorocaba, Tatuí, Tietê e Votorantim.

Inscrição

A inscrição e os cursos são gratuitos, e não é necessário ter conhecimento musical prévio ou instrumentos para estudar. As aulas começam no dia 10 de fevereiro, mas as inscrições podem ser feitas até o dia 14 de março de 2025. Para realizar a matrícula, é necessário comparecer ao polo de ensino desejado na companhia de um responsável e apresentar os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento ou RG (original e cópia)
  • Comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar
  • RG do responsável (original e cópia)
  • Uma foto 3×4 recente
  • Comprovante de endereço para consulta.
Quem pode participar

O GURI oferece cursos regulares de iniciação musical (para crianças de 6 a 9 anos) e o curso sequencial (para jovens de 10 a 18 anos), que ensina a cantar ou tocar um instrumento de forma fundamentada e consistente.

Nesta modalidade, as alunas e os alunos podem optar por uma dentre as diversas opções de instrumentos, a depender da oferta de cada polo.

Além disso, maiores de 18 anos interessados em aprender música também podem se matricular nos cursos de Iniciação Musical para Adultos e nos cursos modulares de caráter intergeracional.

Cursos oferecidos

Ao se interessar pelo programa, é importante ter em mente que as disciplinas musicais oferecidas e suas opções variam de acordo com o polo de ensino da região.

Entre os instrumentos disponíveis no programa inteiro, há cursos de violão, bateria, guitarra, contrabaixo elétrico, acordeão, cavaquinho, bandolim, viola caipira e violão de 7 cordas, além de piano, teclado e percussão. Também são oferecidos cursos para instrumentos que compõem uma orquestra, como violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta doce, flauta transversal, clarinete, saxofone, oboé, fagote, trompete, trompa, trombone, tuba, eufônio e percussão.

Além das tradicionais aulas de instrumento, o GURI também oferece aulas de canto coral e teoria musical, bem como a organização das práticas de conjunto de acordo com cada tipo de instrumento.

Em Sorocaba, são oferecidas 1081 vagas dos cursos de: iniciação musical para crianças, iniciação musical para adultos, canto, clarinete, contrabaixo acústico, flauta transversal, musicalização infantil, percussão, saxofone, trombone, eufônio, tuba, trompa, trompete, viola, violão, violino, violoncelo, e muito mais

O GURI

O programa tem como objetivo atender crianças, adolescentes e jovens. Contudo, a proposta artístico-pedagógica do GURI também visa atender as famílias das alunas e dos alunos matriculados nos cursos.

Educadores e educadoras de música atuam em parceria com assistentes sociais, buscando compreender e orientar os estudantes e suas famílias sobre seus direitos e deveres, levando em conta as realidades socioeconômicas das comunidades atendidas pelo programa.

Para quem busca aprender musica, o momento é agora!

O polo regional da cidade está localizado na Rua Ana Cândida Corrêa Marins, 35, Jardim Sandra, Sorocaba, SP, com funcionamento às segundas, das 8h às 11h e das 13h às 17h30. 

A lista completa dos cursos e polos está disponível aqui.