search
highlight_off
Foto: Via assessoria de imprensa
Cultura
Atualizado em às

Grupo Comadres lança primeiro single “Gosto de Viola”

Na sexta-feira (26/09), o grupo As Comadres deu o seu cumprimento ao mundo com o single ”Gosto de Viola”!

Formado em 2023 no interior de São Paulo, o grupo nasceu da amizade entre Danielle Domingos, Fernanda Teka, Izabela Vieira e Paula Cavalciuk, quarteto que se uniu pela vontade de dar voz às mulheres dentro de um gênero historicamente masculino: o forró pé de serra nordestino.

▾ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▾

O gênero, imortalizado pelo mestre Luiz Gonzaga, ganha uma nova roupagem com As Comadres, que introduzem influências da Paulistânia e levam para o palco as cores e sons da música caipira.

Sobre ”Gosto de Viola”

Para o primeiro lançamento, a composição foi de Danielle Domingos em parceria com o guitarrista Fábio Leal e com a sanfoneira Bella Raiane.

Lançado pelo selo paulista ”O Fervo”, o arranjo da produção valoriza a viola caipira como fio condutor de uma poesia que celebra a beleza da vida simples.

”Gosto de Viola” chega como um convite para sentir o cheiro de mato, o sabor da fruta madura e dançar ao som das memórias que o presente continua a lembrar.

Com um quê de saudade nostálgica, ”Gosto de Viola” propõe um encontro com o agora — com um sertão que não se perde no lamento, mas floresce na festa.

Conheça as integrantes

A união do grupo foi tecida nas histórias singulares de cada integrante.

Danielle Domingos, cantora, compositora e preparadora vocal, já dividiu palcos e estúdios com nomes como Hermeto Pascoal, Cristovão Bastos e Itiberê Zwarg, transitando entre a riqueza dos ritmos brasileiros e a liberdade da música instrumental.

Danielle ainda lançou discos autorais e circulou em projetos como o Sesc de Artes e o Encuentro Internacional de Jazz – Jazz a la Calle, no Uruguai. Em ”Gosto de Viola”, também assinou a produção musical.


Fernanda Teka conta com mais de uma década de carreira como cantora, compositora e produtora cultural.

O início da sua carreira aconteceu no rap, à frente do grupo Autoconceito. Também passou pelo trio autoral Arroeira e atualmente leva sua assinatura para projetos solo e na banda de samba-rock que leva seu nome.

Como produtora, trabalhou em diversas iniciativas financiadas por leis de incentivo, coordenou festivais e ações culturais, além de participar de coletivos artísticos que unem música, poesia e audiovisual.


Paula Cavalciuk, por sua vez, construiu uma carreira marcada pelo diálogo entre música e imagem.

O disco ”Pangeia” foi eleito um dos 50 melhores de 2024 pela APCA, e a canção ”Deus na Internet” concorreu como Música do Ano. A artista ainda foi indicada ao prêmio Artista Revelação em 2016 pelo álbum ”Morte & Vida” e também participou do Rock in Rio 2017.

Paula dirigiu a série musical ”Ter Saudade” e teve suas composições reconhecidas por artistas como Gilberto Gil. Além disso, realizou turnês por diversas capitais brasileiras e assinou trilhas sonoras para cinema.


Completando o quarteto, Izabela Vieira é pesquisadora, produtora cultural e especialista em História da Música.

Sorocabana, desde 2003 tem como foco a produção e desenvolvimento de projetos de memória musical, tendo atuado em instituições como o Sesc Paraty, Mostra Internacional de Cinema, Virada Cultural e Instrumental Sesc TV.

Izabela ainda colaborou com produtoras renomadas, entrevistando grandes nomes da música brasileira como Hermeto Pascoal, Rita Lee e Djavan, além de coordenar festivais de choro, agenciar artistas e levar educação musical a crianças em situação de vulnerabilidade.


Com ”Gosto de Viola”, o grupo reafirma o compromisso de ampliar o protagonismo feminino no forró, dando novas cores ao sertão e celebrando, através da música, essas raízes que aproximam tradição e contemporaneidade.