Filme em realidade virtual é lançado em Sorocaba com entrada gratuita dias 16 e 17/11
O filme “Anamnesis“, do artista sorocabano Robson Catalunha, será lançado nos dias 16 e 17 de novembro, na Casa da Frida, em Sorocaba, com entrada gratuita.
“Anamnesis” dá continuidade a uma pesquisa iniciada por Catalunha em “O Híbrido”, trabalho criado a partir de referências como “A Metamorfose”, de Kafka, bem como teorias do comportamento e mutações genéticas, que resultou em uma performance sobre um homem-planta, que estreou em Nova Iorque.
O projeto também foi apresentado na África, em Mindelo e, na Europa, em Zagreb e Budapeste.
Em 2021, de volta a Sorocaba, o artista adaptou a performance para um filme em realidade virtual, visto em mais de 20 países, com destaque para participações nos festivais de Cannes (França), Torino (Itália) e Santiago (Chile). O curta também foi indicado ao Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), pelo caráter tecnológico inovador.
A escolha pela realidade virtual traz uma experiência inédita e uma tecnologia ainda pouco explorada.
Usando óculos de realidade virtual e fones de ouvido para total imersão, o público poderá mergulhar em um ambiente de 360 graus, onde cada pessoa escolhe o que observar e, assim, cria sua própria narrativa a partir de diferentes ângulos e detalhes.
Devido ao número limitado dos óculos em realidade virtual, as reservas poderão ser realizadas através do Sympla (clique aqui).
Sobre o filme
Em “Anamnesis”, dando continuidade às pesquisas, Catalunha partiu da seguinte questão: o que é e o que pode ser um corpo?
A inspiração, segundo o artista, veio de uma notícia sobre um experimento científico em que genes humanos e genes de porcos foram utilizados para a criação de um embrião, que se desenvolveu por cerca de três semanas e levou à criação da personagem principal: um homem-porco.
Em grego, “Aná” significa “trazer de novo”, e “Mnesis”, memória. Se, para os gregos, a memória era um dom sobrenatural, no campo da medicina, a anamnese está relacionada ao fato de relembrar fatos e sintomas que causam alguma alteração no corpo.
Em alusão aos termos, no roteiro do filme, a personagem principal, se encontra com outros seres (humanos, híbridos e fantásticos), em uma narrativa não linear, composta por memórias, questionamentos e personagens que remetem ao âmbito da filosofia, da mitologia, da indústria farmacêutica, das religiões de matrizes africanas e das intervenções cirúrgicas.
As gravações e a realização do filme só foram possíveis através dos recursos da Lei Paulo Gustavo, Governo Federal, Ministério da Cultura, através da Lei Complementar nº 195/2022, Edital Secult 06/2023 Seleção de Projetos na Área de Audiovisual
Serviço
Data: 16 e 17 (sábado e domingo),
Horário: das 15h até 20h30 (com sessões a cada 30 minutos)
Endereço: Casa da Frida – Rua Aparecida, 675 – Jardim Santa Rosália, Sorocaba
Mais informações: @anamnesis_vr