
Plantas para dentro de casa: Ficus lyrata vira “a nova queridinha da internet”
Na internet ela é a nova queridinha. Vistosa e minimalista, a Ficus lyrata ganhou espaço nas casas e é considerada a nova expoente da moda Urban Jungle.
Com fácil manuseio e um empurrãozinho de plataformas, como Pinterest e Instagram, que já possui uma hashtag com mais de 100 mil publicações sobre a espécie, a planta vem apresentando um crescimento exponencial de vendas.
Em Sorocaba, por exemplo, Gerson Junior, proprietário da Império dos Vasos e Flora, relatou um aumento de 30% na procura pela Ficus.

Majestosa, a Ficus lyrata é a nova sensação do paisagismo de interiores | Julio Slavo
Além de linda, de fácil cuidado e o seu tamanho – chegando a 1,5 metros se plantadas em vasos -, ela chama a atenção dos novos “pais de plantas”.
Apesar da simplicidade, alguns cuidados devem ser levados em conta. Como o cultivo das plantas desse porte acontece em estufas, a Ficus precisa ser cuidada em um ambiente de meia sombra, explica Gerson. A exposição direta ao sol, ocasionará queimaduras nas folhas.
“Mesmo que no seu habitat ela seja uma planta de sol pleno, as cultivadas em vasos precisam de sombra, caso o dono queira passar a planta para o sol, precisa ser de forma gradativa”, indica.

Gerson Junior é proprietário da Impérios dos Vasos e Flora e dá dicas para quem deseja ter uma Ficus lyrata em casa | Julio Salvo
Outra atenção necessária diz respeito às regas. A nova tendência da internet não pode receber água constantemente, sendo necessária mantê-la úmida, mas sem água em exagero.
“O ideal é colocar o dedo na terra e sentir a umidade. Se a terra estiver quase seca, está na hora de regar”, disse Gerson.

A nova tendência é muito procurada para trazer vida aos espaços | Julio Salvo
Belíssima, contudo, a Ficus Lyrata é uma planta tóxica. Gerson orienta que as podas devem ser feitas com cautela e com luvas, já que a seiva pode causar irritação à pele.
Além disso, “em casas que tenham crianças e pets, o aconselhável é deixar os vasos fora do alcance dos mesmos”, finaliza.