search
highlight_off
Foto: Ana Paula Lopes
Cultura
Atualizado em às

Feira Beco do Inferno comemora 7 anos em sua 24ª edição sob organização voluntária e independente

Iniciativa que se consolida como plataforma para a promoção e valorização de artistas independentes, a Feira Beco do Inferno completa 7 anos e chega à sua 24ª edição no próximo dia 11 (domingo), das 13h às 20h, na Praça Frei Baraúna, no Centro, sob organização da comissão organizadora que faz parte da recém-criada Associação Cultural de Fomento à Arte e a Memória de Sorocaba de Sorocaba e Região.

Com exposição e venda de trabalhos de mais de 160 artistas e artesãos e diversas opções de comida vegana e vegetariana, esta edição contará com apresentações de diferentes linguagens.

Desde a sua criação, em 5 de junho de 2016, a Feira Beco do Inferno vem conquistando um público cada vez maior e despertado o interesse de artistas de diversas áreas, com mais de 300 pré-inscrições em apenas 24 horas. Por outro lado, a falta de apoio do poder público e as investidas burocráticas para inviabilizar a realização da feira motivaram os organizadores a formalizar uma associação para gerenciar não apenas a feira, mas também outros projetos culturais, artísticos e de preservação da memória.

▾ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▾

Recém-criada, após um processo que levou mais de dois anos, a Associação Cultural de Fomento à Arte e a Memória de Sorocaba de Sorocaba e Região tem em sua diretoria um grupo de agentes culturais e artistas que fazem parte da organização da Feira Beco do Inferno e outras iniciativas culturais da cidade.

A associação é caracterizada como uma entidade de direito privado e de caráter filantrópico com relevância pública e social e foco na arte, na cultura e no trabalho, sob a perspectiva dos trabalhadores e tem o objetivo de conectar redes e fomentar atividades de empoderamento da classe artística e cultural.

Com sua formalização da associação, a entidade passa a ter ainda mais capacidade de organização e empoderamento para a feira, que prossegue com a sua essência colaborativa e independente. “Diferentemente de eventos comerciais, organizados por empresários, a feira sorocabana é idealizada e realizada por artistas, com o objetivo de abrir espaço e promover a união entre diferentes criadores. As despesas são compartilhadas entre os participantes, que conciliam a organização do evento com suas atividades cotidianas, movidos pelo desejo de manter viva essa importante iniciativa”, assinala o grupo.

Programação

A 24ª edição da Feira Beco do Inferno traz uma programação variada com início às 13h com a oficina “Cuidados com cabelos cacheados“, com Tarsila Toti. Em seguida, às 14h, acontecerá uma roda de capoeira e maculelê, com a Escola de Capoeira Cerrado.

Às 15h, ocorre a apresentação de Os Laureanos, projeto que tem objetivo de divulgar a poesia e música caipira, valorizando os compositores da região, como por exemplo Ochelcis Laureano, que é de Votorantim e compositor da famosa “Marvada Pinga” e Teddy Vieira, de Itapetininga, autor do clássico “Menino da Porteira”. Às 15h45, o público poderá conferir a “Performance cênica: Somos loucas ou fomos enlouquecidas? Um diálogo entre Stella do Patrocínio, Estamira e Carolina Maria de Jesus”, com as atrizes Clarice Santos e Nia Kuji.

Às 16h15 será a vez do projeto instrumental “Trêmula”. Às 17h, o sambista Claudio Silva faz uma apresentação baseada no EP “Samba da Roça”. A partir das 19h, haverá discotecagem especial Dia dos Namorados, com os DJs Luana Salum e Mendez.

Serviço

O quê: Feira Beco do Inferno

Data: Dia 11 de junho (domingo)

Horário: das 13h às 20h

Local: Praça Frei Baraúna, Centro

Entrada gratuita. Classificação livre.

🍪 ACEITA COOKIES?

O Agenda Sorocaba utiliza cookies e serviços de terceiros a fim de obter estatísticas e aprimorar a experiência do usuário.
A navegação no site implica concordância com esse procedimento, de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do Agenda Sorocaba.

close
Ative as notificações e receba as nossas dicas e novidades! Quero ficar por dentro Agora não