
FARID, artista de Sorocaba, lança EP de estreia AFROBRASILEIRO, vol.1
O artista sorocabano FARID acaba de lançar seu EP de estreia, AFROBRASILEIRO, vol.1, projeto que apresenta sua identidade musical e artística ao público. Com a proposta de refletir sua raiz afrodescendente e sua naturalidade brasileira, o trabalho mistura gêneros como bossa nova e samba a batidas de hip hop e jersey club.
As faixas abordam a vivência preta em suas múltiplas dimensões, dos desafios cotidianos às heranças culturais, trazendo críticas sociais, afirmações de identidade e celebrações da autenticidade. É uma produção que dialoga com a cena musical contemporânea, reforçando a presença e resistência da negritude na sociedade.
“Tenho faixas nesse EP que nasceram lá em 2021. Nesse meio tempo eu me descobri, conheci muita gente e muita gente me conheceu através da minha arte. Venho cantando em shows e performances essas músicas já há um tempo, e agora tô muito feliz em ver esse material disponível. A intenção em ser artista é isso: ser a voz pros meus e criar a partir da vida. Viver é fazer arte, e tô muito orgulhoso desse trabalho e animado com o que vem depois”, conta FARID.
Entre as músicas, destaque para AMEAÇA, em que FARID desafia a cena local do rap com rimas afiadas, mostrando que não é “mais um” e sim um nome para se temer; SEM CRISE, que faz alusão à série Todo Mundo Odeia o Chris e reflete sobre a correria, desvalorização e marginalização da juventude preta; e RECUSE IMITAÇÕES, que celebra a originalidade de sua arte, mas critica a apropriação da cultura negra que, apesar de hoje ser referência mundial, já foi alvo de apagamento histórico.
Confira o clipe lançado:
O EP já está disponível nas principais plataformas de streaming.