Faculdade, Universidade e Centro Universitário: qual a diferença?

Notícias
05/02/2021
Foto: Imagem ilustrativa | Shutterstock
Conteúdo oferecido por Facens

Uma dúvida que pode surgir no processo da jornada universitária é em qual instituição de ensino superior iremos ingressar – se ela é uma Faculdade, Universidade ou Centro Universitário.

Apesar dos termos serem usados, algumas vezes, como sinônimos, existem algumas diferenças entre eles. Você sabe quais são?

O Ministério da Educação (MEC) classifica todas as Instituições de Ensino Superior (IES) nesses três tipos de organizações acadêmicas.

No entanto, todas são Faculdades. Isso acontece porque as Universidades e Centros Universitários são complexos formados por Faculdades. Todas elas precisam de autorização do MEC para criar cursos e programas de ensino.

“E como isso interfere nos meus estudos? ” Dependendo da carreira que você pretende seguir, determinada Instituição de Ensino Superior vai conseguir te auxiliar de uma forma.

Acendeu o alerta por aí? Não precisa se desesperar! Vamos te ajudar a entender cada uma delas, e é claro, te ajudar a fazer a melhor escolha! 😉

O OBJETIVO É UM SÓ, CONHEÇA AS FACULDADES

A Faculdade é uma ótima escolha para quem busca formação em determinada área, sem intenção de seguir carreira no âmbito acadêmico ou de pesquisas.

Geralmente, ela está focada em uma única área do conhecimento, e oferece um número reduzido de cursos, tendo um Campus menor, comparado à Universidades e Centros Universitários.

Por exemplo: uma faculdade focada em Comunicação, pode oferecer cursos como Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas e Design.

Diferente das Universidades e Centros Universitários, as Faculdades não possuem algumas obrigações, como por exemplo: promover cursos de extensão, programas de iniciação científica ou oferecer cursos de pós-graduação.

Sobre o corpo docente, uma faculdade precisa ter, no mínimo, um terço de seus professores com títulos de especialista, ou seja, com pós-graduação lato sensu.

Dieferencas 2 1

ONDE NASCEM TEORIAS E PRODUÇÕES INTELECTUAIS, CONHEÇA AS UNIVERSIDADES

Além de preparar os estudantes para o mercado de trabalho, a Universidade está focada na capacitação dos alunos para uma vida acadêmica, incentivando as produções intelectuais, culturais e científicas.

Ela oferece uma grande quantidade de cursos e abrange diversas áreas do conhecimento, por conta das faculdades que a compõe. Sendo assim, seu Campus pode ser composto por vários prédios, laboratórios, bibliotecas e até alojamentos.

Por exemplo: Uma Universidade pode abranger áreas como Comunicação, Saúde e Engenharia, ofertando cursos que estão dentro dessas áreas.

Em relação aos seus professores, no mínimo um terço deles possuem titulação de mestrado ou doutorado.

Ao contrário das Faculdades, as Universidades devem ter – no mínimo – quatro programas de pós-graduação stricto sensu, sendo ao menos um deles de doutorado.

FOCO NA FORMAÇÃO COMPLETA DO PROFISSIONAL, CONHEÇA OS CENTROS UNIVERSITÁRIOS

O seu futuro pode ser acadêmico ou profissional e, neste caso, o Centro Universitário te ajuda a chegar lá.

Abrangendo uma ou mais áreas do conhecimento, o Centro Universitário se classifica entre uma Faculdade e uma Universidade. O seu campus é composto por laboratórios, biblioteca e diversos prédios acadêmicos.

Por exemplo: a Facens é um Centro Universitário. Ela foi reconhecida dessa forma, conforme Portaria oficial número 1.138 do Ministério da Educação, publicada em 01 de novembro de 2018.

Isso significa que, em sua grade de cursos ela abrange 1 ou mais áreas do conhecimento. Na prática, a Facens oferece cursos de Engenharia, Tecnologias e Arquitetura, cursos de pós-graduação, cursos de extensão e livres.

Além disso, a Facens promove inúmeras atividades extracurriculares em seus núcleos e Centros de Inovação, além de muitas outras atividades mão na massa, que proporcionam a aprendizagem na prática, como as equipes de Competições Estudantis! Quer saber mais sobre a Facens? Então chama no Whatsapp: (15) 98154-7777 

E para que tudo isso possa acontecer, a Facens conta com profissionais preparados para guiar os seus alunos no caminho do aprendizado ao longo da vida, seguindo as recomendações do MEC: um corpo docente empenhado e qualificado.

Você já tinha parado para entender essa diferença entre Faculdade, Universidade e Centro Universitário? Agora você já sabe qual vai te ajudar a se tornar um grande profissional!

A Facens está com inscrições abertas para o 3° Concurso de Bolsas Facens 2021, que acontece no dia 20/02, às 14h, de forma online e presencial! Para se inscrever, acesse facens.br e conquiste bolsas de até 100%.

Estude com os melhores e tenha a melhor jornada universitária para se tornar um cidadão completo e preparado para o mercado!

Você está a um passo de iniciar a melhor temporada da sua vida! Não perca tempo e conta com a Facens nesse caminho!

 

15960

 


ir para o topo

Enviar