search
highlight_off
Foto: Via Prefeitura de Sorocaba
Cultura
Atualizado em às

Exposição “Tempo Espaço” é atração gratuita no Museu Histórico Sorocabano

A exposição “Tempo Espaço”, da artista visual Liliana Alves, já está disponível para a população no Museu Histórico Sorocabano (MHS)! 

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), a iniciativa integra a 23ª Semana Nacional dos Museus.

A mostra individual apresenta nove trabalhos que têm como tema a natureza e foram produzidos a partir da década de 1990.

Em seus trabalhos, a artista utiliza tinta acrílica, têmpera ovo, aquarela e tinta a óleo, criando camadas de cores e explorando ao máximo os potenciais dos materiais, realizando uma investigação técnica, teórica e poética da pintura.

“Escolhi estes trabalhos para a exposição, que trata da observação de camadas de cores, luzes, transparência e movimento. A ideia desta série não era representar a natureza, mas me apropriar de todos esses elementos que a natureza oferece, e que são motivos para estudar a pintura”, explicou Liliana.

Sobre a artista

Pintora e professora, Liliana Alves nasceu em Itajubá (MG) e é radicada em Sorocaba (SP) desde 1981. Costuma realizar estudos por longos períodos sobre questões da pintura e teve sua primeira exposição importante no Museu Histórico Sorocabano, em 1989, no início de sua carreira.

Em 2025, participou de exposições coletivas como “Afeiçoar-se”, com curadoria de Nilton Campos, no Centro Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro (RJ); “Suspensão”, na Galeria ArteFasam, em São Paulo (SP); e da SP-Arte, que aconteceu na capital paulista.

▾ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▾

Atualmente, Liliana participa da coletiva “No tempo das sutilezas”, com curadoria de Giulia França, nas galerias Mamute e ArteFasam, e de outra exposição disponível no DUO Espaço de Arte, em Itu, no Centro Cultural Fábrica São Pedro (Fama).

A artista, que concluiu recentemente o curso “Procedência e Propriedade” com o renomado educador britânico Charles Watson, especialista em processo criativo, também possui trabalhos em acervos como o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), acervos públicos de Piracicaba e Santo André, além do Museu Florean, em Bucareste, na Romênia.

“Tempo Espaço” pode ser conferida pelo público de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 16h, até o início de julho.


O MHS está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 99112-8671.