search
highlight_off
Foto: Assessoria de imprensa
Cultura
Atualizado em às

Encontro gratuito ensina técnicas de comunicação e oratória com foco no empoderamento feminino

No dia 5 de junho (quinta-feira), às 14h, a Casa da Mulher de Votorantim será sede de um encontro gratuito com foco no fortalecimento da voz feminina.

A jornalista Ivana Santana ministrará uma palestra na qual ensinará técnicas de comunicação assertiva, persuasiva e oratória, com foco no público feminino.

O encontro, aberto ao público, é uma realização do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Votorantim, por meio do Fundo Municipal de Cultura.

“A comunicação é uma ferramenta fundamental para empoderar mulheres e auxiliar no combate à violência de gênero, além de ser uma competência cada vez mais exigida no mercado de trabalho”, destaca Ivana.

O encontro apresentará ao público teoria e prática. Durante a apresentação, a jornalista — que atua há dez anos na área da comunicação — ensinará, de forma descomplicada, técnicas e ferramentas de inteligência emocional, escuta ativa, pensamento crítico, jogo de cintura, preparação, persuasão, entre outros temas.

“O objetivo é que o público saia desse encontro confiante e preparado para se comunicar melhor em ambientes sociais e profissionais”, afirma Ivana.

Além de jornalista, a palestrante é pós-graduanda em Comunicação, Cultura e Consumo, e atua como redatora publicitária, professora de comunicação e escritora.

O evento contará com recursos de acessibilidade atitudinal e acompanhamento de intérprete de Libras. A classificação indicativa é livre, mas o foco são mulheres de 18 a 59 anos.

▾ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▾

Comunicação como ferramenta de empoderamento feminino

A jornalista realiza, há três anos, um trabalho voltado ao ensino da comunicação para mulheres, por meio do projeto “A Mulher Que Fala Demais”.

“A nossa sociedade constantemente coloca mulheres em posição de submissão e vulnerabilidade. Acredito que ter a habilidade de se comunicar pode ajudar cada vez mais mulheres a se sentirem seguras para ocupar espaços, expor ideias de forma assertiva, falar em público, lidar com conflitos, denunciar violências sofridas e conquistar oportunidades profissionais, como a busca por salários justos e cargos de liderança”, explica Ivana.

Além dos conteúdos nas redes sociais, Ivana também criou um podcast, cuja segunda temporada foi viabilizada por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) – Edição Votorantim/SP.

Os episódios estão disponíveis nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts e YouTube. Basta procurar por “A Mulher Que Fala Demais”.

A classificação indicativa do podcast é 14 anos. Os episódios contam com legendas/closed caption como recurso de acessibilidade no YouTube e podem conter legendas automáticas nas demais plataformas de áudio.


A Casa da Mulher de Votorantim fica na Rodovia Miguel Afonso Ferreira de Castilho (acesso 103 da SP-79), em frente à rotatória da estátua do minerador.