
Doação de sangue: Saiba como fazer e onde doar na região de Sorocaba
O Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado no dia 25 de novembro, e você sabia que esse simples ato pode salvar uma vida?
Porém, quando pensamos em doar sangue, algumas dúvidas surgem à cabeça: “Como doar?”, “Quem pode doar?”, “Como funciona a coleta?, entre outras. Por isso, preparamos uma lista para responder essas e mais perguntas, de acordo com informações disponibilizadas pela Colsan Sorocaba.
Dá uma olhada!
Como doar?
Para doar sangue, é necessário portar documento oficial e original de identidade com foto que contenha CPF e esteja dentro do prazo de validade (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação) e ter entre 16 e 69 anos de idade (sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos incompletos).
Também é necessário pesar acima de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e estar alimentado (porém tendo evitado refeições pesadas (gordurosas) nas 3 horas que antecedem a doação).
Os doadores menores de 18 anos acompanhados por um adulto, maior de 21 anos, deverão levar o Termo de Autorização de doação de menor de idade preenchido, com firma reconhecida em cartório, documento de identidade original com foto do menor e do responsável legal e cópia simples do documento de identidade de ambos que ficarão arquivadas na instituição.
O reconhecimento de firma é dispensável com a presença do responsável legal do começo ao fim da doação e a assinatura constante na cópia do documento de identidade apresentada deve ser idêntica a do termo.
É seguro doar sangue?
Sim. Os materiais utilizados durante a coleta são individuais, estéreis, descartáveis. Sendo assim, o doador não corre risco de contrair doenças na doação de sangue.
Homens podem doar a cada 2 meses, até no máximo 4 vezes no período de 12 meses. Já as mulheres podem doar a cada 3 meses, até no máximo 3 vezes no período de 12 meses.
O tempo de todo o processo é de aproximadamente 50 minutos, mas a doação propriamente dita não ultrapassa 15 minutos, de acordo com a Colsan.
Como saber se posso doar sangue?
Antes da doação, é realizada uma triagem clínica com o objetivo de identificar fatores que impeçam a doação por condição de saúde do doador ou coloquem riscos ao receptor.
Portanto, é muito importante responder com sinceridade todas as perguntas. Também é necessário aguardar 3 horas após a refeição, para fazer a doação de sangue.
Em caso do uso de medicamentos, é importante levar o nome dos medicamentos utilizados ou a receita médica nos casos de medicamentos adquiridos em farmácias de manipulação.
Além disso, quem estiver amamentando pode doar 12 meses após o parto.
Quem tem diabetes pode doar sangue?
A diabetes tipo I é doença auto-imune que impede a doação. Hipoglicemiantes orais podem causar hipoglicemia grave em récem-nascidos.
Sendo assim, apenas diabéticos tipo II sem uso de hipoglicemiantes podem doar.
Tatuagens e piercings
Se a tatuagem, maquiagem definitiva ou micro pigmentação for feita em local com condições sanitárias adequadas, é necessário aguardar 6 meses para fazer a doação de sangue.
Já com relação ao piercing, se for na região da orelha, nariz e umbigo, é necessário aguardar 6 meses após a perfuração.
Para piercings na cavidade oral e/ou da região genital, é preciso esperar 12 meses da retirada, e em perfuração com perfuradores automáticos e antissepsia apropriada é necessário esperar 3 dias após realização.
Uso de antibiótico
Segundo a portaria do Ministério da Saúde, a pessoa que estiver com infecção e em uso de antibiótico estará apto à doação duas semanas após o fim do tratamento e desaparecimento dos sintomas.
Já a pessoa que estiver fazendo tratamento com anti-inflamatório, deve aguardar sete dias após o fim do tratamento e melhora do quadro.
Atividades Físicas
De acordo com as informações da Colsan, deve-se evitar por 12 horas qualquer tipo de esforço físico como andar de bicicleta, carregar peso, atividade em academia de ginástica, entre outros, após realizar a doação de sangue.
Com quem sou compatível?
A Colsan disponibiliza uma tabela de compatibilidade baseada no tipo sanguíneo do doador e do receptor. Confira abaixo.
O que é feito com o sangue após doação?
De acordo com a Colsan, a bolsa de sangue é fracionada em três componentes sanguíneos: concentrado de hemácias, de plaquetas e plasma. Eles só são liberados para uso após o resultado dos exames.
Apresentando alguma reação sorológica, a bolsa é descartada. Uma única bolsa pode beneficiar três pacientes.
Em Sorocaba, as doações podem ser feitas na Colsan, que fica na Av. Comendador Pereira Inácio, 564, com atendimento de segunda a sábado das 7h às 12h30 (exceto feriados).
O atendimento é limitado a 170 candidatos por dia, e o estacionamento é gratuito no local.