
Dia do Folclore: conheça lendas e histórias famosas em Sorocaba
O Dia do Folclore é comemorado no dia 22 de agosto e, assim como diversas cidades da região, Sorocaba também carrega muitas lendas.
Desde “bonecas assombradas” até “baratas gigantes”, a cidade é rica em histórias e lendas que fazem parte da cultura popular.
Conheça as mais famosas!
Boneca assombrada
Uma das mais conhecidas e que ganhou destaque nacional em diversos jornais do país, a lenda da boneca assombrada aconteceu na década de 80.
De acordo com a crença popular, uma boneca teria e atacado uma menina no dia das crianças e, em outros relatos, a boneca deixava crianças doentes.
O caso gerou tumulto na cidade, e diversas pessoas se reuniram em frente à catedral, para onde a boneca foi levada para ser “exorcizada”. No entanto, toda a história foi negada e não passa de uma lenda urbana.

Reprodução/Diário de Sorocaba/Projeto Memória Jornal Cruzeiro do Sul
Barata gigante
Também com destaque na imprensa nacional, a “barata gigante” de Sorocaba é uma história muito conhecida em todo o país.
No início dos anos 2000, surgiu um boato na cidade de que uma barata enorme havia mordido a perna de um rapaz que fazia manutenção da rede de esgoto.
Apesar disso, a “baratona” realmente foi encontrada, mas se trata de um crustáceo da espécie Bathynomus giganteus. Um exemplar foi exposto no museu de zoologia do Zoológico de Sorocaba.

Arquivo/Fantástico/2008
Caso Mariquinha
O Caso Mariquinha aconteceu em 1979, quando luzes foram avistadas durante a noite próximo ao Morro da Mariquinha em Sorocaba.
A história foi noticiada pelo fantástico na época, e a reportagem alega que cerca de 2 mil pessoas ficaram olhando para o céu por horas, em busca dos discos voadores. Além disso, alguns policiais teriam “perseguido” as luzes, após o suposto OVNI ter se comunicado com a equipe, que acionou as luzes das viatura para tentar contato.
Na mesma noite, conforme os relatos, houve um blecaute de energia na cidade.
- Arquivo JCS (11/1/1979)
- Arquivo JCS (13/1/1979)
Tonel de madeira
A lenda do Tonel de Madeira é uma das mais famosas entre os moradores da cidade.
Segundo relatos, era possível ouvir um tonel de madeira descendo pelo centro de Sorocaba, fazendo um barulho alto durante a madrugada.
Apesar disso, ninguém chegou a ver o tonel ou descobrir como surgiu essa lenda.

Google Street View
Casa dos Padres
A Casa dos Padres gira em torno de ruínas que ficavam entre Sorocaba e Votorantim, provenientes de um edifício de meados de 1600.
Segundo a lenda, o local antigamente era um mosteiro, onde escravos eram torturados pelos sacerdotes caso descumprissem as ordens. A lenda ainda afirma que um incêndio deu fim à vida de todos que viviam ali e, com isso, o local ficou assombrado, sendo possível ouvir vozes, risadas e batuques no local.
Apesar disso, a história nunca foi confirmada, se tratando apenas de uma lenda urbana.

Reprodução/Facebook
Fusca Fantasma
A história conta sobre um motorista nunca visto pelos moradores, que dirigia um fusca pela cidade de Sorocaba.
De acordo com a crença popular, o homem atropelava as pessoas enquanto dirigia e fugia dando gargalhadas. Apesar disso, não há relatos de que alguém tenha visto essa situação.

Banco de Imagens/Paulo Freitas de Pexels
Ciclista misterioso
Apesar de não ser uma lenda folclórica, o cliclista misterioso chama a atenção e pode ser visto até os dias de hoje em Sorocaba.
Se trata de uma pessoa inteiramente vestida de preto, com máscara, que pedala pelas ruas da cidade.

Pedro Negrão

