Descubra como o Anglo Sorocaba estimula a leitura
A iniciativa convida os alunos a mergulharem no universo da leitura e, a cada livro concluído, o mérito é o conhecimento e bons prêmios oferecidos por parceiros do projeto.
Ler um bom livro já é uma atividade prazerosa. Agora, imagina ganhar um prêmio ao término de cada obra? É essa interatividade o que impulsiona os alunos a se interessarem pelo universo da leitura no projeto XSaber, do Colégio Anglo Sorocaba. Com o tema “Cultivando leitores e construindo futuros” essa é uma forma inovadora de fomentar o hábito entre os alunos, valorizando autonomia e o mérito individual.
Através do projeto, cada aluno pode escolher o livro que mais lhe agrada dentro de uma seleção extracurricular apropriada, devidamente selecionada pelo Colégio de acordo com cada faixa etária. O propósito, ao extrapolar as edições ‘tradicionalmente curriculares’, é promover uma leitura mais prazerosa e que respeite o gosto e o estilo literário de cada um.
Após a conclusão da leitura, o aluno tem a oportunidade de dividir com o professor-orientador tudo o que compreendeu da obra. O educador irá avaliar esse aprendizado, a capacidade de assimilação e síntese do conteúdo. Essa interação entre aluno e professor estabelece um valioso e enriquecedor diálogo acadêmico.
“Ao incentivar a leitura, o projeto XSaber promove o desenvolvimento de habilidades críticas de leitura, pensamento analítico e criatividade fundamentais para o sucesso acadêmico e pessoal dos nossos alunos”, explica a Coordenadora da Educação Infantil e Fundamental Anos Iniciais, Morana Serrano. Todos os alunos da escola podem participar. No caso da Educação Infantil, o projeto envolve os pais, que farão a leitura em casa para os pequenos.
Prêmios
O diferencial do projeto é associar o conhecimento com premiações, o que estimula e muito os estudantes, destaca o esforço e a dedicação deles na prática da leitura.
A cada livro lido e validado pelo professor-orientador, o estudante recebe um carimbo em seu passaporte da leitura. Acumulando as chamadas “patinhas de Leão”, os alunos podem então resgatar prêmios, que são oferecidos pelas empresas parceiras: Applebee´s, Sterna Café e Mundo Animal.
A iniciativa propõe uma prática interessante de “inversão de papéis”. Já que os prêmios da leitura são vouchers de alimentação, desta vez é o aluno quem leva os pais para comerem fora, e não o contrário, como acontece na realidade. Esta acaba sendo mais uma interação positiva do projeto.
Os prêmios não são cumulativos e valem somente durante o ano letivo, podendo estender aos pais e responsáveis, incentivando a cultura da leitura além da sala de aula. Este projeto reconhece o mérito dos alunos e contribui para o enriquecimento cultural, acadêmico e pessoal dos participantes.