search
highlight_off
Foto: Divulgação
Notícias
Publicado em às

Cursinho Popular pré-universitário começa neste sábado na Maloca Centro Cultural

Com o objetivo de democratizar o acesso ao Ensino Superior, o cursinho totalmente gratuito pré-universitário “Salvadora Lopes”, da Rede Emancipa, está com inscrições abertas para a turma de 2022. As aulas acontecerão de março a novembro deste ano, todos os sábados, das 7h30 às 14h, com início programado para o próximo dia 26, na Maloca Centro Cultural, em Sorocaba.

Desde 2014 em Sorocaba, o Cursinho da Rede Emancipa – Movimento Social de Educação Popular, visa oferecer uma educação popular, coletiva e emancipatória, de modo que a tradicional competição seja deixada de lado e assim o acesso de estudantes da periferia nas universidades seja ampliado.

Além dos conteúdos principais do Enem, como Ciências Humanas, Naturais, Exatas e Linguagens, o Cursinho também propõe o contato dos estudantes com as Artes e oferece condições básicas e necessárias para os estudos: alimentação, suporte tecnológico, psicológico e afetivo.

Para fazer o Cursinho Pré-universitário, não é necessário comprovar renda, mas o público-alvo são os estudantes da periferia e baixa renda. Aspirando um acesso à educação sem distinções, também não é realizado nenhum tipo de processo seletivo, ou seja, toda pessoa que se inscrever e concluir a matrícula, será bem recebida.

Com o fim do programa “Escola da Família” – antiga parceria do Cursinho Salvadora Lopes – se fez necessária a busca por um espaço para ser a sede das aulas presenciais da turma de 2022. Foi então que a parceria com a Maloca Centro Cultural se firmou, para promover uma vivência educacional múltipla e significativa.

“Nós enquanto um movimento social de educação popular, enxergamos na Maloca, um lugar onde nossos alunos e militantes terão um contato muito maior com a cidade e suas organizações políticas e culturais. Além disso, nos desperta alegria em saber que a Maloca vai nos fortalecer como um todo, mas principalmente nesse sentido artístico”, relata Ariely Diniz, uma das atuais coordenadoras do Cursinho.

Vale destacar que todos os colaboradores do Cursinho Salvadora Lopes são voluntários e além de ministrarem as aulas, contribuem com a organização. A equipe é formada por professores – estudantes e licenciados – das diversas áreas do conhecimento, além de bacharéis e mestrandos das áreas de arquitetura, ciências sociais, jornalismo, economia, psicologia e entre outros.

As vagas são limitadas a 60 pessoas e restam apenas 20 lugares disponíveis. Quem se interessar, pode se inscrever por meio do formulário online e seguir as orientações que serão enviadas por e-mail e/ou telefone de contato cadastrado.

Será obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação dos participantes com segunda e/ou terceira dose recebida há pelo menos 14 dias. A Maloca Centro Cultural conta com acessibilidade para PCDs e está localizada na rua Francisco Scarpa, 321, Centro.

Arte divulgação

Sobre a Rede Emancipa e o Salvadora Lopes Sorocaba

Fundada em 2007, a Rede Emancipa – Movimento Social de Educação Popular, atua de forma gratuita na educação de jovens de escolas públicas e de baixa renda, oferecendo cursinhos populares pré-universitários, por todo o território brasileiro, em Cabo Verde e Angola.

O Cursinho Salvadora Lopes foi fundado em 2014, por um grupo de estudantes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba, visando aproximar a universidade pública da população. Recebeu esse nome como uma homenagem à Salvadora Lopes Peres, militante operária e sindical, eleita a primeira mulher vereadora de Sorocaba, em 1947.

A primeira turma do cursinho da Rede em Sorocaba iniciou as aulas na E.E. Lauro Sanchez com mais de 300 alunos. Desde então, estiveram presentes no Nova Esperança, na Vila Carol, no Maria Eugênia e no Vitória Régia, sempre em escolas públicas através do programa Escola da Família. Nesses anos, o cursinho chegou a ter 500 inscritos e três turmas ao mesmo tempo, sempre integrados com a mesma organização.

Em 2020, por conta da pandemia, nenhuma turma foi formada, mas a organização continuou com uma Campanha de Solidariedade Ativa com os(as) estudantes de inúmeras maneiras, inclusive com doação de alimentos. Em 2021, as aulas aconteceram de maneira online e agora retornam ao presencial.

O Cursinho Salvadora Lopes não recebe apoio de instituições públicas e privadas e se mantém por meio de autofinanciamento, autogestão e doações esporádicas, assim como a Maloca Centro Cultural. Existem duas maneiras de colaborar com a Rede Emancipa Sorocaba, através da assinatura de apoio mensal ou com doações pontuais pelo pix: redeemancipa.sorocaba2020@gmail.com.

E para apoiar a Maloca Centro Cultural, também é possível assinar o financiamento coletivo ou pelo pix: malocacc@gmail.com.