search
highlight_off
Foto: Camila Fontenele
Cultura
Publicado em às

Cunhãntã apresenta ”Uma Coisa Viva” no Sesc Sorocaba e celebra 10 anos de atuação

Atuante desde 2015, Cunhãntã é conduzida pelas atrizes, pesquisadoras, educadoras e performers Daia Moura e Mariana Rossi, que investigam suas relações com o trabalho — e as de outras trabalhadoras — por meio de criações cênicas em diversas linguagens.

No sábado (31/05), às 20h, as artistas apresentam ”Uma Coisa Viva”, espetáculo de leitura dramática e performática criado e atuado pelo duo.

A obra parte da investigação de mulheres revolucionárias e trabalhadoras, atravessa a trajetória do Cunhãntã e fabula novas possibilidades de experienciar as relações de trabalho, gênero, corpo e sonho na sociedade contemporânea.

▾ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▾

A plataforma criada pelo duo se propõe a manter suas criações sempre vivas. Por isso, elas se atualizam a cada nova apresentação, de acordo com os desejos e motivações de suas criadoras.

”Uma Coisa Viva” é um trabalho criado em 2024 e será apresentado em sua nova versão ao público na noite do dia 31, às 20h, no teatro do Sesc Sorocaba, localizado na Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade.

O espetáculo abre, ainda, a programação gratuita que o Cunhãntã realizará nos próximos meses no Sesc Sorocaba, em celebração aos 10 anos de atuação em teatro, performance, arte-educação e audiovisual na cidade de Sorocaba e região metropolitana.

Sinopse

Duas mulheres aterrissam com uma entrega a fazer. Operam a cena. Exercem seu ofício enquanto dão vida e retomam à memória outras mulheres e suas relações com seus trabalhos. Palavras, palavras, palavras. Gestos no corpo, fabulação e sonho. Impulsos para convidar o público a tomar fôlego e vir junto na construção de novos futuros possíveis.

Confira as demais atrações em celebração aos 10 anos do Cunhãntã

Curso e Cine-Cunhã – no dia 12 de junho, às 19h, será realizado o Cine-Cunhã 10 anos: Exibição da Produção Audiovisual Cunhãntã, com abertura e bate-papo com as criadoras logo após a sessão.

Nos dias 14, 21 e 28 de junho, e 05 e 12 de julho, acontece o curso Metodologias Cunhãntã: Radicalidades & Desejo na Criação Cênica, sempre aos sábados, das 14h às 17h.

Todas as atividades são gratuitas.

Sobre o Cunhãntã

Ao longo dos últimos dez anos, a plataforma se apresentou em festivais, seminários e instituições, como o Centro Cultural São Paulo (CCSP), onde realizou temporada do espetáculo Todos os Sopros do Mundo no mês passado; MIS Campinas, Festival Aparecida Criativa, Feira Antropofágica de Opinião, UFSCar, entre muitas outras.

O grupo surgiu como uma peça de teatro sobre as operárias das fábricas de tecido de Votorantim, no Coletivo Cê (Votorantim/SP), com apoio do prêmio ProAC.

Logo após sua primeira temporada, tornou-se uma plataforma independente com peças-performance autorais como: ”Um Sopro de Pagu” (Sesc Sorocaba), ”Todos os Sopros do Mundo” (CCSP), ”Quem Segura a Imaginação?” (Maloca Centro Cultural), além de obras audiovisuais e estudos de performance na cidade, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura.

Realizou ainda parcerias criativas com inúmeras artistas de Sorocaba e de outras partes do mundo, como a atriz, diretora e pesquisadora do Coletivo Dodêcafônico (SP) Verônica Veloso, a performer Pandora Medonha, o escritor e performer português Luís Serguilha, a atriz Fernanda Brito, o cineasta Bruno Lottelli, entre outras.

A plataforma também tem como figuras-farol e fontes de pesquisa, a militante e artista Patrícia Galvão, autora do romance Parque Industrial, e a multiartista e militante Elsie Houston.