search
highlight_off
Foto: Rafael Bello | COB
Esportes
Atualizado em às

Conheça a trajetória de Abner Teixeira, boxeador olímpico que iniciou no esporte com projeto apoiado pela Prefeitura de Sorocaba

O boxeador olímpico Abner Teixeira garantiu nesta sexta-feira (30/06), uma medalha no esporte para o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, ao vencer o atleta Hussein Iashaish, da Jordânia. Agora, com pelo menos a medalha de bronze garantida, o brasileiro lutará contra o cubano Julio la Cruz na próxima terça-feira (03/08, às 06h50), e pode avançar para a final.

Canhoto, o atleta da categoria acima de 81kg tenta repetir o bom desempenho que teve nos Jogos Pan-Americanos 2019, em Lima, quando conquistou a medalha de bronze. Em Tóquio, Abner venceu o britânico Cheavon Clarke.

Abner nasceu em Osasco, mas veio para Sorocaba ainda criança. Aos 12 anos, iniciou seu contato com o boxe no Centro Esportivo Maria Eugênia, no projeto social “Boxe – Uma luz para o Futuro” que conta com o apoio da Prefeitura de Sorocaba.



A partir dali, ele passou a investir na carreira de boxeador, sendo atleta da Liga Sorocabana de Boxe, sob comando do professor Vladimir Godoi.

abner teixeira sorocaba

Retorno de Abner dos Jogos Pan-Americanos 2019, em Lima | Foto: Prefeitura de Sorocaba

Treinador de boxe desde 2004, Vladimir é um dos responsáveis pela formação esportiva de Abner. Além de fomentar a modalidade na cidade, o sorocabano contribui com importantes resultados sociais por meio do esporte.

“Nosso projeto tem como objetivo promover a inclusão social, a formação para ser um cidadão, respeitando valores. Todavia, ficamos muito felizes que, por consequência, surjam atletas talentosos como o Abner”, destaca o treinador Godoi.

Atletas sorocabanos

Sorocaba também está sendo representada por mais três atletas. A jogadora de vôlei, Ana Beatriz, de 29 anos, participa pela primeira vez de uma competição olímpica. Atuando pelo Osasco, um dos principais times do vôlei brasileiro, ela vinha sendo frequentemente convocada pelo técnico José Roberto Guimarães.

O goleiro da seleção masculina de futebol, Brenno Oliveira Fraga Costa, 22 anos, compõe a equipe que tentará, no Japão, trazer o bicampeonato para o Brasil, defendendo a medalha de ouro conquistada pela primeira vez no Rio de Janeiro, em 2016. O sorocabano vinha sendo titular e um dos destaques do Grêmio. Brenno foi revelado pelo Desportivo Brasil, time de Porto Feliz.

A sorocabana Priscilla Stevaux foi a única representante feminina do Brasil no ciclismo BMX. Tetracampeã brasileira na modalidade, já com os jogos olímpicos do Rio 2016 na bagagem, ela era considerada uma grande promessa de medalha para o Brasil, porém se despediu da competição nas quartas de final.

Fonte: SECOM Sorocaba

🍪 ACEITA COOKIES?

O Agenda Sorocaba utiliza cookies e serviços de terceiros a fim de obter estatísticas e aprimorar a experiência do usuário.
A navegação no site implica concordância com esse procedimento, de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do Agenda Sorocaba.

close