search
highlight_off
Foto: Via assessoria de imprensa
Cultura
Atualizado em às

CineSolar chega em Salto e Itu com sessões de cinema, pipoca e atrações gratuitas

O CineSolar chega às cidades de Itu e Salto com uma programação que une sustentabilidade, ciência e tecnologia.

O evento conta com atividades para toda a família e, na telona, serão exibidos curtas-metragens ambientais e animações.

A entrada é livre, sem necessidade de ingresso, e os filmes contam com recursos de acessibilidade.

E não acaba aí: também rola distribuição de pipoca!

▾ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▾


Datas, horários e locais

O CineSolar estará presente na quarta-feira (27/08), em Salto, e na quinta-feira (28/08), em Itu.

A partir das 18h30, em ambas as datas, serão apresentados curtas-metragens. Já às 19h30, terá início a exibição do filme Robô Selvagem.

  • Em Salto, o CineSolar acontece no Campo de Futebol do Jardim Marília (Rua Penápolis, s/n – Jardim Marília).Em caso de chuva, o evento será realizado na E.E. Maria Tereza Guimarães de Ângelo (Rua Pirassununga, 235 – Jardim Marília).
  • Já em Itu, o cinema acontece na E.E. Professor Anthenor Fruet (Rua Estados Unidos, s/n – Pirapitingui).Em caso de chuva, o local permanece o mesmo.

Sobre o CineSolar

Desenvolvido há 12 anos pela Bazucah Produções, o CineSolar transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema.

“O CineSolar nasceu para democratizar o acesso à cultura e espalhar consciência ambiental de forma leve, gratuita e movida a energia limpa.

Acreditamos que a arte e o cuidado com o meio ambiente transformam vidas. Vivendo numa realidade onde apenas 9% das cidades brasileiras têm cinema — e quando têm, não são passeios tão acessíveis — levar essa sessão significa mais do que assistir a filmes: é viver momentos que conectam pessoas, histórias e sonhos”, diz Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar.

Ao longo da trajetória, o projeto já realizou cerca de 2.730 sessões e 780 oficinas em 890 cidades brasileiras.

O CineSolar, que cumpre 10 dos 17 ODS propostos pela ONU, já percorreu mais de 350 mil quilômetros pelo país e é uma ferramenta de democratização das produções audiovisuais, além de propagar práticas sustentáveis, promover inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.


Como funciona?

O cinema funciona a partir de um furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, que é o protagonista responsável pela magia do CineSolar.

O veículo é adaptado com placas fotovoltaicas no teto e carrega toda a estrutura do cinema: cadeiras e banquetas, sistemas de conversão e armazenamento de energia, som, projeção e tela.

As luzes coloridas, a decoração com materiais reciclados e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade ajudam a explicar, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

Em parceria com a UNESCO no Brasil, o CineSolar também ajuda o planeta ao cumprir 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Além disso, colabora com a iniciativa #EDUCASTEM2030, realizada de forma pioneira no país para incentivar a participação de meninas e mulheres nas áreas de STEM (Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática).