search
highlight_off
Foto: Via assessoria de imprensa
Cultura
Atualizado em às

Cineasta votorantinense lança curta-metragem sobre os desafios da dependência química e o amor materno

Na segunda-feira (31/03), Julio Cesar Mello exibe seu novo curta-metragem!

A exibição acontecerá no Centro de Movimento Felipe Vian, com sessões gratuitas às 18h30 e 19h30. Durante o filme, o público acompanha as complexidades da dependência química e a luta de uma mãe para resgatar seu filho desse universo.

Com uma abordagem realista que divide o protagonismo com o sensível, o filme propõe uma reflexão sobre os impactos das drogas na sociedade e o papel do afeto na busca pela recuperação.

A realização do projeto é do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Votorantim, por meio do Fundo Municipal de Cultura.

Para o diretor, a experiência de filmar essa produção foi desafiadora e intensa, tanto pelo peso emocional da temática quanto pelas exigências técnicas envolvidas.

“Foi um processo que me transformou como artista e ser humano”, compartilha Mello. A produtora Bruna Moscatelli também se dirigiu aos desafios da produção, destacando que algumas cenas exigiram, além da capacidade profissional e técnica da equipe, um treinamento emocional.

▾ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▾

O curta, filmado em Votorantim, com locações em Sorocaba e São Paulo, será exibido no dia 31 de março e, em seguida, o público é convidado a participar de uma conversa com a equipe do filme.

A produção conta com recursos de acessibilidade, incluindo audiodescrição, legendagem descritiva e tradução em Libras. A classificação indicativa é de 18 anos.

Além das exibições abertas ao público, o filme terá sessões especiais voltadas para atendidos pelo CAPS AD da cidade e pelo movimento LGBTQIA+. Essas exibições serão acompanhadas por rodas de conversa, promovendo diálogos sobre a temática do filme e buscando aprimorar as próximas etapas da edição.

“A ideia é ampliar a discussão e ouvir diferentes perspectivas sobre o tema, possibilitando um impacto social ainda maior”, afirma Mello.

O cineasta, que também dirigiu o documentário ”Clayton – 10 anos se passaram” e o longa ”A Paixão no Circo”, destaca que esta é sua primeira incursão nessa temática específica e que pretende aprofundar-se ainda mais em narrativas que dialoguem com questões sociais urgentes.

O Centro de Movimento Felipe Vian está localizado na Av. Ireno da Silva Venancio.