
Cine Clube de Itu exibirá o filme “Vento na Fronteira”
O Cineclube de Itu selecionou, para sua exibição, que será na última sexta-feira deste mês, seguida de roda de conversa, um tema importantíssimo cujas discussões tem se arrastado historicamente e se intensificado nos últimos anos.
A temática envolve questões ambientais, direitos sociais em confronto com atitudes políticas que favorecem o agronegócio, tentando sempre subverter os direitos constitucionais dos povos indígenas e impactando violentamente o meio ambiente, num cenário onde as leis de proteção ambiental a demarcações de terras se mostram insuficientes e ineficazes.
Vento na Fronteira, o documentário dirigido por Marina Weiss e Laura Fareman, que nos traz uma fotografia belíssima, recebeu prêmios em vários festivais nacionais e internacionais.
Sinopse
Vento na Fronteira, filmado na fronteira do Brasil e Paraguai, ponto central do agronegócio brasileiro, documenta o conflito entre uma professora indígena que luta pelo direito de sua comunidade às terras ancestrais. No lado oposto desta disputa está a herdeira dessas terras, uma advogada com fortes relações com a bancada ruralista.
O filme mostra a resistência indígena contra as perdas de direitos constitucionais já adquiridos pela comunidade.
Sobre o Cineclube de Itu
O Cineclube de Itu é um coletivo independente que atua na cultura audiovisual com exibições de filmes de forma gratuita para o público, proporcionando, a cada exibição, rodas de conversa que possibilitam a análise e o aprofundamento dos filmes, promovendo a formação do público. Atua também no segmento de oficinas, workshops, produções de curtas e distribuição de filmes.
O cineclube de Itu tem o apoio da Secretaria de Cultura e do Patrimônio Histórico de Itu, que disponibiliza local e equipamentos para as exibições.
Serviço
Filme: Vento na Fronteira
Local: Cila Centro Ituanos de Letras e Artes
End.: Rua Conde de Parnaíba – centro de Itu
Data: 28 de julho (sexta-feira)
Horário: 19h00 entrada gratuita
Gênero: Documentário |77min
Classificação indicativa: acima de 12 anos