search
highlight_off
Foto: Via assessoria de imprensa
Cultura
Atualizado em às

Cia Tempo de Brincar lança single de carnaval em homenagem a Nego Bispo

Em janeiro, a Cia Tempo de Brincar e seu bloco de carnaval apresentaram ao público um novo single: Nome pro Nome.

Já disponível nas plataformas digitais, a canção é pelo ritmo do coco e presta homenagem a Nego Bispo (Antônio Bispo dos Santos), filósofo, pensador quilombola que se empenhava na luta contra o colonialismo.

▾ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▾

O Bloco Tempo de Brincar foi fundado em 2013 e, além de ser um espaço que transforma a vida em território de brincadeira, memória e disputa de sentidos, também já homenageou diversas personalidades da cultura brasileira, como Cora Coralina (2020), Paulo Freire (2024) e Manoel de Barros (2025), além de figuras míticas e folclóricas como Sacis, Iaras e Unicórnios.

Com inspiração nos ensinamentos de Nego Bispo, a música, composta por Valter Silva, afirma o carnaval como espaço de contracolonização, enfrentando as lógicas coloniais que tentam capturar, domesticar e mercantilizar a vida.

Ao longo da canção, são reafirmadas as atividades de brincar, cantar e dançar como gestos de permanência e continuidade dos saberes quilombolas e comunitários em um mundo capturado pela lógica produtivista.

Além disso, Nome pro Nome ainda dialoga com a ideia da guerra das denominações, evidenciando como a colonização opera pela linguagem: nomeando, classificando e silenciando modos de existir.

A canção reivindica outras palavras, outros nomes e outras narrativas, utilizando a produção como um canal para validação dos saberes populares como conhecimentos legítimos, vivos e em movimento.

Ao usar percussões marcantes, coro coletivo e a força do coco, a Cia Tempo de Brincar mais uma vez afirma sua identidade como um bloco responsável por transformar o carnaval em uma experiência festiva que, ao reunir crianças, jovens e adultos, também celebra alegria, memória e luta.

A canção tem as participações de Valter Silva (voz), Elaine Buzato (voz e flauta transversal), Anderson Charnoski (arranjos, violão, viola caipira e contrabaixo) e Gustavo Surian (pandeiro).

Honrando o compromisso com a cultura popular, o single já está disponível em todas as plataformas digitais.

Confira o lançamento:

Sobre a Cia Tempo de Brincar

Criada em 2002 pela atriz e artista visual Elaine Buzato e pelo músico e compositor Valter Silva, a Cia Tempo de Brincar é uma companhia de arte e cultura popular voltada para a infância e para todas as idades.

Desde sua fundação, a companhia se destaca por trabalhos que unem as artes cênicas e visuais, a música, o teatro de animação e o audiovisual.

Além disso, a Cia. ainda conta com uma produção intensa, resultado de uma pesquisa constante acerca das tradições populares de todo o Brasil.

Sobre o Bloco Tempo de Brincar

O Bloco Tempo de Brincar foi fundado em 2013 pela artista visual e brincante Elaine Buzato e pelo músico e compositor Valter Silva.

Desde então, o destaque do bloco é sua linguagem poética presente nas marchinhas e canções, bem como a riqueza dos bonecos, bonecões, estandartes, adereços e figurinos usados pelos músicos e brincantes que passeiam pelo espaço e interagem com o público.

Ano após ano, o bloco convida o público a brincar com canções originais e os mais variados ritmos, como frevo, maracatu e marchinhas, em belos arranjos instrumentais.