menu search

CulturaAutora Rita Taraborelli abre inscrições para curso gratuito de autopublicação

Foto: Camila Fontenele | Divulgação
Atualizado em às

Estão abertas as inscrições para o curso de autopublicação promovido pela chef, autora e ilustradora Rita TaraborelliAs aulas, que serão realizadas de maneira online (via plataforma zoom) acontecerão em 6 encontros (2 horas cada), entre os dias 12 a 26 de maio.

Além de Rita, ministrarão o curso, a diretora de arte da “Editora Quelônio” Silvia Nastari, a artista, autora e mediadora cultural Marie Ange Bordas, a romancista, contista e publicitária cearense Valquíria Vlad e o ilustrador e designer Lucas Gehre.



“Em 2019 lancei o livro ‘Jardim Comestível – Cozinha Mediterrânea à Brasileira’, que é fruto de uma autopublicação que foi financiada de forma coletiva pelo Catarse (cerca de 300 pessoas apoiaram a iniciativa), além de um empréstimo pelo Banco do Povo. O livro ganhou o Prêmio de Literatura de Sorocaba e também foi indicado no Prêmio Gourmand Awards da França nas categorias ‘Ilustração’, ‘Financiamento Coletivo na América Latina’ e ‘Cozinha Mediterrânea’. A primeira edição se esgotou e devido ao aumento do valor do papel na pandemia, na ocasião não consegui reimprimir a obra. No final do ano passado ganhei o Prêmio ‘Trajetórias por Histórico de Realização em Literatura’ do Proac e usei 100% do subsídio para imprimir a segunda edição e promover o curso, onde compartilho a minha experiência no caminho da autopublicação, juntamente com profissionais especialmente convidados, com experiências em formatação de projetos, publicação independente e design editorial”, explica a autora.

Rita, que tem 38 anos, é autodidata em desenho e pintura, estudou gastronomia e trabalhou em vários bons restaurantes pelo Brasil, entre eles o Mani, da chef Helena Rizzo. Também atuou em projetos como as cozinhas do Instituto Chão (em São Paulo), retiros de yoga e em algumas propriedades de cultivo orgânico. Autora de vários livros, assina o blogo “Jardim Comestível”, e trabalha com a valorização de processos artesanais e uso de ingredientes de origem agroecológica.

Saiba mais sobre os professores do curso de autopublicação:

Silvia Nastari é diretora de arte da “Editora Quelônio”, tem mestrado em Design pela FAU-USP, pós-graduação em Design Editorial pelo Senac-SP e graduação em Letras pela Universidade de São Paulo. Ministra cursos livres, faz trabalhos de design gráfico para o mercado editorial e é pesquisadora da história do livro, tipografia e memória gráfica.

Valquíria Vlad é romancista, contista e publicitária cearense. É coautora do livro CROWD – o guia do financiamento coletivo para autores e editores de livros (2020). Seu campo de atuação profissional se divide entre a gestão de comunicação e comunidade da Editora Wish e a análise de projetos de literatura no Catarse, plataforma de financiamento coletivo.

Marie Ange Bordas é artista, autora e mediadora cultural, trabalha internacionalmente na criação de projetos de arte, literatura e mídia, enfatizando o cruzamento de linguagens e poéticas para construir processos e obras colaborativas, afirmativas e criticas. Desde 2009 desenvolve o projeto Tecendo Saberes, de criação colaborativa de livros infantis em comunidades tradicionais brasileiras.

Lucas Gehre faz quadrinhos, zines, roteiros, design gráfico, direção de arte, ilustração e artes plásticas. Mantém a série de quadrinhos diários “Quadradinhas” que já soma mais de 1600 tiras, além de outros projetos de quadrinhos impressos e digitais. Em 2016 lançou o primeiro volume impresso com as Quadradinhas, financiado por meio de financiamento coletivo. Em 2019 realizou nova campanha no Catarse para realizar o segundo volume impresso das “Quadradinhas”.

Serviço:

Curso de Autopublicação
Data: 12 a 26 de maio, 6 encontros
Formato: remoto/online *não será gravada
Valor: Gratuito
Vagas: 30
Inscrições pelo link: https://linktr.ee/rita_taraborelli