
Associação Kairós retoma atividades culturais com nova sede
Após mais de duas décadas funcionando no Centro Esportivo do Jardim Maria Eugênia, na zona norte de Sorocaba, a Associação Kairós começou o ano de 2025 com nova sede.
Reconhecida como Ponto de Cultura pela Política Nacional de Cultura, a mudança de endereço da sede também marca a retomada das atividades culturais e educativas da entidade, agora com foco no público infantojuvenil.
Com recursos obtidos em edital da Lei Aldir Blanc, a associação agora está instalada no Espaço Cultural DuArts, no Jardim Maria Eugênia, onde mantém a Sala de Leitura “Prof. Paulo César Gazzi”.
No espaço, serão realizadas ações voltadas à promoção da leitura, arte e formação cidadã de crianças e educadores.
Programação diversificada
Para 2025 e 2026, de acordo com o projeto, a Kairós vai equipar a biblioteca com computadores, internet e recursos audiovisuais.
O investimento possibilitará a criação de um cineclube infantil com sessões quinzenais em diferentes espaços da cidade.
A associação também vai criar um clube de leitura infantil na Escola Municipal Duljara Fernandes de Oliveira, utilizando a sala de leitura da própria escola.
O projeto contempla ainda formações continuadas para professores da rede municipal nas áreas de literatura, leitura na primeira infância e cinema digital. Estão previstas oficinas com educadores em teatro, dança e artesanato com materiais recicláveis.
Profissionais envolvidos
A programação envolve mais de 20 profissionais de Sorocaba, entre oficineiros, artistas, arte-educadores e pedagogos. Todos têm atuação conectada ao território e ao fortalecimento de políticas públicas de cultura e educação.
“Estamos muito felizes em dar continuidade ao ponto de cultura com um novo espaço e novas possibilidades”, afirma Angeles Paredes Toral, produtora geral do projeto.
O projeto também prevê ainda reuniões periódicas com os pais das crianças participantes, com o objetivo de fortalecer o vínculo entre a comunidade e a biblioteca.
A iniciativa reafirma o papel da Associação Kairós como articuladora de saberes e afetos, conectando infância, arte e território na zona norte de Sorocaba.