Antecipação emergencial de feriados gera redução de até 55% da procura por atendimento Covid em Sorocaba

Notícias
07/04/2021
Foto: Divulgação | Secom Sorocaba

Após a antecipação emergencial de feriados para conter o contágio da Covid-19 em Sorocaba, o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, anunciou, na tarde desta terça-feira (6), em coletiva de imprensa realizada no Paço Municipal, que Sorocaba teve redução média de aproximadamente 40%, chegando até 55%, da procura por atendimento Covid nas unidades de urgência e emergência, no período entre 27 de março a 5 de abril.

Além disso, outra redução foi na fila de pacientes já assistidos nessas unidades, mas aguardando encaminhamento para leitos Covid (enfermaria ou UTI), que teve queda de 57%.

No dia 27 de março, segundo dados da Secretaria da Saúde (SES), 152 pessoas já assistidas nas unidades de urgência e emergência da cidade aguardavam encaminhamento para leitos Covid.


▾ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▾

Nesta terça-feira, por volta da hora do almoço, esse número era de 66, sendo 47 para UTI e 19 para enfermaria. A redução da procura por atendimento Covid na UPH Leste foi de 55%, de 106 pessoas para 48; de 33% na UPH Norte (352 para 235 pacientes) e de 45% na UPH Oeste (109 para 60), tudo isso no período entre 27 de março a 5 de abril.

O prefeito listou o conjunto de medidas que contribuíram para essa melhora dos números Covid na cidade, como implantação das barreiras sanitárias, campanha de vacinação, ampliação do número de leitos Covid no município, início do tratamento precoce, antecipação emergencial de feriados e fiscalizações contra aglomerações e pancadões.

“Quero, antes de tudo, me solidarizar com as famílias das vítimas dessa doença terrível, que é a Covid-19. Também louvar a Deus, que está no controle de tudo, e a gradecer à população pela colaboração, às associações e entidades que dialogaram conosco e nos apoiaram nessas medidas e aos profissionais da saúde pelo empenho incansável. Mas não significa dizer que essa guerra acabou, pelo contrário. É preciso que todos continuem se cuidando, entendendo que ainda não é hora reuniões e aglomerações”, destacou o prefeito.

Dessa forma, ele anunciou que, a partir desta quarta-feira (7), o comércio em geral da cidade volta a funcionar pelo sistema drive-thru, das 5h às 20h, e delivery, 24 horas.

No caso das vagas para drive-thru em frente aos estabelecimentos, é necessária solicitação de autorização a ser imitada pela Urbes – Trânsito e Transporte, pelo e-mail: autorizacao.transito@urbes.com.br.

Os postos de combustíveis poderão funcionar todos os dias, das 6h às 20h, e as conveniências desses estabelecimentos estão autorizadas a abrir, seguindo todos os protocolos sanitários.

Os supermercados, hipermercados, mercados e estabelecimentos similares continuarão funcionando todos os dias, das 7h às 22h, com controle de acesso para permissão de entrada de apenas um membro por família.

Em relação às indústrias, fica permitido o funcionamento das empresas que serão responsáveis pelo transporte de seus funcionários, evitando aglomeração no transporte público.

O prefeito Rodrigo Manga frisou que a gestão municipal tem a missão de garantir a vida da população, ao mesmo tempo em que lutar para reduzir o impacto econômico que a pandemia trouxe em todo país. Nesse sentido, ele enfatizou, mais uma vez, a busca incessante pela compra de vacinas pelo município.

“Continuaremos com as fiscalizações, mas precisamos da conscientização da população para evitar o contágio da doença. Amanhã, iremos até o Instituto Butatan para demonstrar nosso interesse na aquisição das vacinas CoronaVac e defender que Sorocaba tenha prioridade para adquirir essas novas doses, diante das variantes da Covid-19 identificadas no município”, afirma.

Fonte: Secom Sorocaba


ir para o topo

Enviar