menu search

NotíciasAnglo Sorocaba ativo no combate à dengue – educação, inovação e sustentabilidade

Acervo Anglo Sorocaba
Conteúdo oferecido por Anglo Sorocaba
Atualizado em às

Com o grande surto de dengue no país, Sorocaba também sofre com o aumento de casos da doença na cidade. É com a adoção de diversas medidas profiláticas que o Anglo Sorocaba age no combate à dengue.

Tais medidas, que contemplam não só a educação e esclarecimento dos alunos, mas também uma profilaxia inovadora e sustentável que respeite o meio ambiente e proteja as pessoas, estão sendo adotadas por toda a equipe escolar.

Sobre a dengue

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e pode causar febre alta, dor de cabeça, dores musculares e articulares, fadiga, erupção cutânea e, em casos mais graves, sangramento das gengivas e hemorragias. É uma doença que pode evoluir rapidamente, por isso é importante procurar atendimento médico ao apresentar esses sintomas.

Em caso de suspeita, é importante evitar o uso de medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (aspirina), ibuprofeno e outros anti-inflamatórios não esteroides, devido ao risco de complicações hemorrágicas. O mais indicado é buscar orientação médica para o tratamento dos sintomas e seguir as recomendações prescritas pelo profissional de saúde.

Para evitar a doença, é fundamental adotar medidas profiláticas, como eliminar possíveis criadouros do mosquito, utilizar repelentes e telas em portas e janelas, além de evitar o acúmulo de água parada. A água parada pode estar em lixo acumulado, pratinhos de vasos ou piscinas não tratadas. O mosquito não gosta de água poluída; portanto, a água limpa também pode ser um problema.

anglo ativo no combate a dengue 2

O Anglo Sorocaba acredita que a profilaxia da dengue deve ser ensinada nas escolas, pois os alunos são agentes multiplicadores de informação em suas famílias e comunidades. Por esse motivo, inseriu a problemática da dengue em suas aulas desde a educação infantil até o ensino médio.

Os professores preparam aulas elucidativas, lúdicas e, por que não, divertidas, para que todos os alunos sejam informados dos riscos e de como se proteger. Ao compreenderem os riscos da doença e as medidas preventivas, eles podem contribuir significativamente para conter o surto.

anglo ativo no combate a dengue 3

Como uma instituição com práticas ESG (Environmental, Social e Governance), preocupada com a contaminação do meio ambiente e a intoxicação de pessoas, o Anglo adotou soluções no combate ao mosquito, com uma ação sustentável e livre de inseticidas químicos, liberando mosquitos machos que são utilizados para combater a própria espécie. O melhor é que esses mosquitos não picam e não transmitem a doença, oferecendo uma alternativa eficaz e segura para reduzir a população do Aedes aegypti.

anglo ativo no combate a dengue 4

A dengue é um problema de saúde pública e que afeta toda a comunidade. Esse é o motivo que leva o Anglo Sorocaba a crer que, para superar essa dificuldade, cada um deve fazer sua parte. É o papel de cada um no esforço de todo mundo!

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments