menu search

Turistando6 cidades na região de Sorocaba que você precisa conhecer

Foto: Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, em Piedade | Foto por Karol Póss
Atualizado em às

Que tal conhecer as cidades na região de Sorocaba em sua próxima viagem?

Não é preciso ir longe para ter uma viagem digna de boas memórias, e passeios mais próximos de casa, além de estarem em alta, são um ótimo custo-benefício: você economiza com a possibilidade do “bate e volta” e, de quebra, ainda ajuda a movimentar o turismo local!

Separamos 6 cidades na região de Sorocaba com ótimos pontos turísticos para você aproveitar a próxima folga ou final de semana e conhecer mais das belezas e atrações do interior de São Paulo:

São Roque (a 41km de Sorocaba)

São Roque é uma das cidades da região que mais investe em turismo, sendo visitada por gente de todo o Brasil (e até do mundo!). As vinícolas são, sem dúvida, os pontos mais visitados pelos turistas na cidade, e aqui no Agenda você pode conferir 10 lugares para conhecer no Roteiro do Vinho.

Além da rota do vinho, recomendamos o Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, com ginásio esportivo, campo de mallet, golf e mais de 400 pés de cerejeiras que fazem você se sentir no Japão. Em julho o centro se transforma no palco do Festival das Cerejeiras Bunkyos – Sakura Matsuri, e vale a visita.

Para quem gosta de compras, o Catarina Fashion Outlet é uma ótima opção na cidade, com promoções de marcas nacionais e internacionais que acontecem o ano todo. São cerca de 200 marcas espalhadas pelas 140 lojas e 20 quiosques em um só lugar, além das 30 opções de alimentação.

E falando em comida, é impossível ir para São Roque e não passar no Vila Don Patto, restaurante com cardápio português e italiano, choperia, cervejaria, café e grelhados. O espaço também é lindo, com playground para a criançada brincar e várias redes para tirar aquela soneca gostosa antes de ir embora.

Centro Esportivo Kokushikan Daigaku

Centro Esportivo Kokushikan Daigaku | Karol Póss


Itu (a 39km de Sorocaba)

Itu é referência quando pensamos em turismo pelas cidades na região de Sorocaba, e é tão pertinho que dá para ir e voltar em poucas horas, sem aquele transtorno de viagens longas e cansativas!

O Parque Maeda é o principal complexo de lazer da cidade, com pesqueiro, pousada, parque aquático, passeio de trenzinho e teleférico, almoço self-service e uma linda área ao ar livre pelo jardim japonês. O Trem Republicano saindo da estação de Itu, também é uma opção legal para quem gosta de se aventurar por aí.

A Fazenda do Chocolate também chama atenção não só pelas suas delícias da culinária caipira e café torrado e moído na hora, mas por sua arquitetura preservada do Brasil Colônia. Um passeio histórico e saboroso!

E não dá pra passar por Itu sem conhecer a famosa Praça dos Exageros, ponto turístico da cidade que celebra aquela fama de Itu ser a cidade das coisas grandes. Com vários brinquedos e uma infraestrutura interativa, o local é ótimo para fazer aquelas fotos pro Instagram.

praca dos

Praça dos Exageros | Prefeitura de Itu


Salto (a 45km de Sorocaba)

Na cidade de Salto, o turismo se destaca pelas paisagens naturais e espaços com fortes raízes históricas, como o seu Memorial do Rio Tietê com rico acervo e vista para a Fábrica de Tecido Brasital SA, exemplar do patrimônio industrial paulista.

Para os católicos, a visita ao Monumento à Nossa Senhora do Monte Serrat é essencial, com 30 metros de altura em concreto armado e mirante que possibilita uma visão panorâmica da cidade. A entrada é gratuita!

O Parque Natural Ilha da Usina, criado para turismo pedagógico, é uma excelente opção de passeio em família, com 230 metros de passarela suspensa por dentro da mata. A criançada adora e ainda aprende mais sobre a fauna, flora e as tribos indígenas nativas da região.

Já para os adultos a nossa dica é dar aquela passadinha no Boteco Capitão Tavares, que tem um cardápio de drinks imbatível e, às quartas, serve comida mexicana. Mas lembre-se: se beber, não dirija!

Monumento a Nossa Senhora do Monte Serrat

Monumento à Nossa Senhora do Monte Serrat | Mundo Logout


Tatuí (a 56km de Sorocaba)

Tatuí, cidade internacionalmente conhecida por sua vocação cultural, abriga o maior conservatório de música da América Latina e vários pontos turísticos que valem a visita!

Eleito pelo Discovery Channel como o melhor destino para viajar com crianças na América Latina, o Sítio do Carroção conta com várias atrações para todas as idades, como labirinto, salão de jogos, trilha, oficina de arte, futgolf, piscina, lagoa e muito mais! O local conta ainda com restaurante e hotel para as famílias que quiserem passar a noite por lá.

O Parque Ecológico Maria Tuca também é uma ótima opção para os dias de calor, com entrada gratuita, lago e três piscinas naturais. Além de se refrescar na água, também dá para se divertir pelas quadras de areia, campo de futebol e trilha ecológica. Leve seu traje de banho!

E para quem gosta de música clássica e teatro, vale a pena ficar de olho na programação do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, centro de excelência no ensino de música, luteria e artes cênicas com mais de 60 anos de formação e divisão cultural!

sitio do carrocao

Sítio do Carroção | Divulgação


Piedade (a 38km de Sorocaba)

60% da economia da cidade de Piedade vem da agricultura, segundo dados da prefeitura, e uma das opções mais queridas pelos turistas é o Colha e Pague Caqui Piedade, no Sítio Sakaguti, que abre as portas de março a abril para os visitantes colherem caqui e se deliciarem com pratos e sucos baseados na fruta. Infelizmente, com a pandemia, ainda não se sabe se o evento acontecerá em 2022.

Ainda em contato com a natureza, passeios pelo Parque Ecológico “Collemar de Miranda Botto” e pelo Jardim Oriental garantem aquela respirada de ar fresco para quem busca uma fuga da correria da cidade grande.

A Cachoeira do Bernardo Alemão é um dos pontos mais famosos da região, com infraestrutura para camping, churrasco em quiosques, estacionamento e lanchonete. Já pensou em fazer um churrascão pra família nesse lugar lindo?

Agora se você gosta de comer, mas não de colocar a mão na massa, recomendamos dar uma passada na La Burgueria, que conta com várias opções de hambúrgueres (inclusive vegetarianos), nachos e sobremesas de dar água na boca.

E para encerrar a viagem, que tal descansar no Adorai Chalés? Esse espaço super bacana tem atraído visitantes de todo o estado para o seu refúgio na natureza, localizado bem no no alto da Serra de Paranapiacaba, com spa, piscina, área para churrasco e muito mais. Até seu bichinho vai amar, já que o Adorai é Pet Friendly!

Para mais passeios em Piedade, confira o nosso roteiro com várias outras dicas!

Cachoeira Bernardo Alemao

Cachoeira Bernardo Alemão | Facebook


Boituva (a 35km de Sorocaba)

Outra das cidades na região de Sorocaba que merecem a sua visita é Boituva, com destaque para suas atividades de paraquedismo e balonismo. O Centro Nacional de Paraquedismo oferece aos visitantes toda a segurança durante a incrível e emocionante experiência de voar, enquanto o Túnel de Vento Wid Up traz um simulador de voo em queda livre que também promete diversão indoor.

Para quem prefere um rolê mais tranquilo, o Parque Ecológico Eugênio Walter reabriu em janeiro de 2022 após várias reformas, trazendo mais conforto e acessibilidade aos visitantes. Além da visita aos recintos de animais resgatados, também é possível praticar arvorismo no espaço.

Se você quer algo ainda mais reservado para relaxar, a Chácara Samambaia oferece suítes aconchegantes, restaurante com pratos típicos da região. No espaço externo, piscina, campo de futebol e salão de festas garantem a diversão.

Parque Ecologico Eugenio Walter

Parque Ecológico Eugênio Walter | Alessandra V (Trip Advisor)


Gostou? Confira mais dicas aqui no Agenda Sorocaba para definir o seu próximo rolê pela cidade ou região!