5 cidades turísticas perto de Campinas para viajar no fim de semana
Uma das tendências do turismo pós-pandemia, as viagens mais próximas de casa são opções com bom custo-benefício para aproveitar o dia. Pensando nisso, preparamos uma lista com 5 cidades turísticas perto de Campinas para viajar no fim de semana.
A lista inclui cidades que ficam até 80 km de Campinas, com opções de turismo em contato com a natureza. Confira:
Holambra (a 37 km de Campinas) | (a 136 km de Sorocaba)

Monumento de arquitetura típica holandesa dá boas-vindas à cidade | Foto: Prefeitura da Estância Turística de Holambra
Cidade mais holandesa do Brasil, Holambra é palco da maior exposição de flores da América Latina, a Expoflora. O evento reúne atrações como exposição de flores, danças folclóricas holandesas, visitas ao museu e chuva de pétalas.
Mas, para além da Expoflora, Holambra conta com outros atrativos turísticos. Os visitantes podem conhecer o roteiro gastronômico, com restaurantes típicos da culinária holandesa, e também pontos turísticos como o Moinho Povos Unidos e o Museu Histórico da Imigração.
Para quem deseja ficar hospedado em algum local, a cidade possui opções de hotéis, pousadas e campings em contato com a natureza.
Atibaia (a 64 km de Campinas) | (a 154 km de Sorocaba)

Atibaia foi a quarta cidade brasileira a ser escolhida, em 1972, para receber o “trono de graças” da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt | Foto: Tripadvisor
Com a história ligada à atuação dos bandeirantes, Atibaia é uma das principais cidades turísticas do Estado de São Paulo. O local possui opções de atividades envolvendo esportes e natureza, como voo de asa delta, tirolesa e arvorismo, que acontecem no Monumento Natural Estadual da Pedra Grande.
Outro destaque em Atibaia é o turismo religioso. A cidade abriga o Santuário de Schoenstatt, com o maior número de romarias do Brasil, que atrai milhares de fiéis católicos todos os anos.
A cidade também possui diversas opções para hospedagem em hotéis e pousadas.
Serra Negra (a 78 km de Campinas) | (a 173 km de Sorocaba)

Cidade possui o ponto mais alto da região, com 1.310 metros | Foto: Prefeitura da Estância Hidromineral de Serra Negra
Já classificada como a “Cidade da Saúde”, Serra Negra é referência em extração de água mineral. A cidade possui seis fontes de acesso público, que fazem parte da Estância Hidromineral de Serra Negra.
Além das fontes, a cidade tem como destaque o Alto da Serra, ponto onde é possível avistar mais de 10 cidades da região. Também é possível conhecer espaços com ampla área verde, como o Parque e Represa Dr. Jovino Silveira e o Lago dos Macaquinhos.
Bragança Paulista (a 65 km de Campinas) | (a 156 km de Sorocaba)

Principal cartão postal da cidade, o Lago do Taboão possui pista de cooper, ciclismo, praças de esporte, anfiteatro aberto e muitas árvores | Foto: Guia de Bragança e Região
Também conhecida como “Cidade Poesia” e “Capital Nacional da Linguiça”, Bragança Paulista possui opções de turismo em contato com a natureza. O cartão postal da cidade é o Lago do Taboão, local para quem busca lazer e diversão.
Além disso, Bragança Paulista também conta com o Bosque das Araucárias e Parque Refúgio das Aves, espaços de reserva ambiental da fauna silvestre.
Outro destaque é a Represa do Jaguary, parte do Complexo Cantareira que é formada pela captação de água dos rios Jaguari e Jacareí.
Itu (a 54 km de Campinas) | (a 39 km de Sorocaba)

Itu é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo | Foto: Grupo Silvana Carvalho
Considerada o berço da República, a também cidade dos exageros Itu é referência em turismo na região de Sorocaba. A cidade possui diversos museus, parques ecológicos, praças, igrejas e espaços culturais.
Além disso, Itu é referência no turismo em contato com a natureza, com opções de campings, pousadas e fazendas. Um dos espaços mais conhecidos é o Parque Maeda, complexo de lazer com pesqueiro, pousada e restaurante.
Confira outras listas temáticas em nosso site: clique aqui.