
12ª Temporada de Música Clássica de Sorocaba promove oficinas gratuitas “Como ouvir Música Clássica”
No domingo (14/09), teve início a 12ª Temporada de Música Clássica de Sorocaba.
Integrando a programação, além dos concertos, foi divulgado um ciclo especial de sete oficinas gratuitas: “Como ouvir Música Clássica”, conduzidas pelo compositor e pesquisador Prof. Dr. Sergio Molina!
As atividades acontecem na Unesp Sorocaba e buscam divulgar novas formas de escuta e apreciação de grandes obras do repertório clássico, moderno e contemporâneo, explorando contextos históricos, estéticos e narrativos de cada peça.
Durante a dinâmica, o assunto será introduzido com uma linguagem acessível e abordagem pedagógica, unindo teoria e prática, e permitindo que os participantes — sejam eles ouvintes habituados ou iniciantes! — mergulhem no universo da música de concerto.
Inscrições
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas via WhatsApp (15 3211-1360) ou diretamente pelo link de inscrição disponível aqui.
Confira a programação completa das oficinas “Como ouvir Música Clássica”:
- 20/09 (sábado, 15h) – BEETHOVEN: Sinfonia nº 3 (1804) – “Tempo de ruptura”
A obra que transformou o conceito de sinfonia e antecipou o espírito romântico na música ocidental. - 27/09 (sábado, 15h) – SHOSTAKOVICH: Quarteto de cordas nº 8 (1960) – “Em memória do compositor deste quarteto”
Um mergulho na metalinguagem, nos códigos escondidos e nas intensas sonoridades do século XX. - 03/10 (sexta-feira, 19h) – SCHUMANN: Dichterliebe (1840) – “A música de Schumann para os poemas de Heinrich Heine”
O diálogo entre música e poesia no ciclo de canções mais expressivo do romantismo alemão. - 04/10 (sábado, 15h) – BEETHOVEN: Sinfonias nº 7 e 8 (1812) – “Um desenlace e um retorno”
O contraste entre duas obras que encerram uma fase criativa revolucionária. - 18/10 (sábado, 15h) – BARTÓK: Concerto para Orquestra (1943) – “Proporções áureas na música do século XX”
A matemática da beleza aplicada à música, em uma das últimas e mais brilhantes obras do compositor húngaro. - 14/11 (sexta, 19h) – LIGETI: Musica Ricercata nº 2 (1953) – “Música do século XX. Relações com o cinema de Stanley Kubrick”
A sonoridade inquietante que inspirou o cineasta em Eyes Wide Shut. - 15/11 (sábado, 15h) – BARBER: Adagio para Cordas (1936) – “A trama triste do norte”
Uma das peças mais emocionantes do repertório sinfônico do século XX.
Sobre Sergio Molina
Compositor e doutor em música pela USP, Sergio é coordenador da pós-graduação em Canção Popular da FASM-SP e professor do IECG (Belém).
Já recebeu o Prêmio Tese Destaque USP (2015) e o Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música (2016).
Em sua carreira, lançou dois álbuns: Down the Black River (2022) e RUA (2024), consolidando sua pesquisa em torno da música popular e erudita contemporânea.