menu search

Notícias10 pontos de atenção para considerar na hora de matricular seu filho na escola

Conteúdo oferecido por Escola Portal
Atualizado em às

Uma das maiores preocupações dos pais, quando o assunto é a vida escolar dos filhos, é a escolha da escola onde efetuarão a matrícula.

Por se tratar de uma decisão importante que envolve diversos fatores, há muitas inseguranças e dúvidas que giram ao redor dessa seleção: “Será que a escola onde meu filho já estuda é a melhor para ele?”, “Será que devo pesquisar outras opções na cidade?”, “Onde os amiguinhos dele vão estudar no ano que vem?”.

Além disso, também há os pais que estão procurando a primeira escola para os filhos, seja no Berçário ou na Educação Infantil, e não sabem nem por onde começar.

Pensando nisso, confira 10 pontos de atenção que devem ser considerados na hora de matricular seu filho em uma nova escola ou fazer a rematrícula na escola onde ele já estuda.

Confira essas dicas

Proposta Pedagógica

Toda escola segue uma proposta pedagógica específica. Ela funciona como um guia da vida escolar do aluno. O que ele vai estudar — mas, principalmente, como vai aprender — depende da proposta pedagógica. É muito importante que escolher uma escola que esteja alinhada com o estilo de educação que você acredita.

Existem propostas comportamentalistas, montessorianas, construtivistas e a metodologia focada em projetos, por exemplo. Essa última possibilita ao aluno desenvolver sua criatividade e autonomia de forma prática em sala de aula.

Na Escola Portal Sorocaba, isso é desenvolvido a todo o momento: além de seguir a Base Comum Curricular (BNCC), os professores ensinam os alunos através de projetos que incentivam o protagonismo.

Trabalhar com projetos possibilita trazer sentido ao que a criança está aprendendo. As propostas surgem do interesse e da curiosidade dos alunos, das necessidades específicas da faixa etária de cada nível de ensino e também podem ser realizadas de maneira institucional“, explica a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Elaine Giudice.


A Escola Oferece Ensino Bilíngue?

Em um mundo tão conectado como o de hoje, aprender outra língua desde criança é um diferencial. O Ensino Bilíngue traz diversos benefícios para o cérebro infantil.

Uma das referências mais importantes no assunto, a Dra. Ellen Bialystok, PhD em Psicologia pela Universidade de York (Canadá), tem estudos que apontam que estudantes bilíngues completam tarefas cognitivas e psicológicas de forma mais rápida. Portanto, quanto antes seu filho tiver contato com outra língua, melhor para o desenvolvimento dele — e para o futuro.

A Escola Portal Sorocaba aposta no Ensino Bilíngue a partir dos 3 anos e mantém isso para todos os alunos da escola, em todos os níveis de inglês. Os alunos mergulham na língua inglesa por meio de vivências significativas, que dialogam com o mundo que os cerca.

São as experiências que enriquecem e estimulam a compreensão e o uso do idioma estrangeiro na prática. Para que o bilinguismo seja ainda mais evidente na rotina, a vivência fora da sala de aula é expandida a todo o momento.

Seja na Cooking Class, na Farm, em debates e até em momentos mindfulness, as crianças vivenciam o inglês com tudo integrado aos conteúdos e atividades que fazem parte da proposta da Educação Bilíngue.


Localização

A escola é parte da rotina da família como um todo, e não apenas das crianças. Por isso, pensar na localização da escola é tão importante, “É perto ou longe de casa?”, “E do trabalho dos pais?”, “E as atividades extracurriculares?”.

É sempre importante ponderar o fator da localização e como ele pode afetar outras questões com a escola. Se a criança tiver que acordar muito cedo, por exemplo, ela chegará mais cansada à escola, e seu dia renderá menos.


Infraestrutura

Naturalmente, analisar a estrutura física da escola onde você matriculará seu filho também é muito importante. Não bastam salas de aula confortáveis que comportem um número razoável de alunos. “Como é o restante da escola?”, “Ela possui quadras, ginásios, refeitórios?”, “As atividades extracurriculares acontecem em ambientes físicos improvisados ou em locais próprios para elas, como laboratórios de ciências e salas de artes?“.

Outro ponto importante é: como é o uso da tecnologia? Muitas crianças acabam passando o dia todo na escola, seja estudando no período contraturno ou praticando esportes. Por isso, é importante garantir que esse tempo seja bem proveitoso e que a criança ou adolescente desfrute dele com máximo conforto.

Na Escola Portal de Sorocaba, por exemplo, cada nível de ensino tem seu próprio prédio especialmente pensado para ele, do Berçário ao Ensino Fundamental. E, claro, uma infraestrutura completa: quadra poliesportiva, piscina semiolímpica, sala de artes, laboratório de biologia, salas colaborativas, restaurante, cantina, vestiários e muito mais.

E quando falamos em tecnologia, você precisa conhecer o Portal do Conhecimento: um livro digital gamificado e interdisciplinar. Ele é acessado livremente pelos alunos nos tablets e Chromebooks disponibilizados pela escola.

Está vendo como é possível encontrar em um único lugar muitas possibilidades e oportunidades para o seu filho? Então, não economize tempo e dedicação na hora de encontrar a melhor escola para ele e visite todas as opções que forem possíveis.


Contato com a Natureza

Principalmente para os mais novos, ter contato com a natureza é essencial para um desenvolvimento saudável. Cada vez mais, as escolas proporcionam isso como um diferencial competitivo.

Estar em contato com a natureza estabelece para a criança uma conexão única e dela ela extrai experiências riquíssimas, criativas e transformadoras. Ao observar a criança explorando a natureza, mexendo na terra, colhendo uma fruta no pé ou subindo em uma árvore, há evidências que comprovam o impacto positivo que esse contato traz para o desenvolvimento físico, social, cognitivo e emocional“, conclui a coordenadora da Educação Infantil da Escola Portal, Elaine Giudice.

A Toca da Raposa da Escola Portal é um bom exemplo disso. São 1000 m² de pura natureza para brincar e explorar sem sair da escola. Nesse espaço, as crianças são encorajadas a aprender sobre a importância do meio ambiente para as novas gerações enquanto se divertem.


Segurança e Comodidade

Nos dias de hoje, a preocupação com segurança é prioridade nas famílias. E para escolher uma escola, ela é quase uma obrigação, certo? Entender como é a movimentação de entrada e saída da escola e qual a dedicação da escola com essa temática é crítico.

Para além da segurança, na hora de buscar e deixar o filho na escola, para quem vai de carro, como é o estacionamento nos arredores? Há estacionamento no local?

Na Escola Portal, por exemplo, há uma rotatória dentro da escola que permite aos pais que deixem e busquem seus filhos com segurança e sem estresse. Então, fique atento! Atualmente, há diversas ferramentas disponíveis para que as escolas reforcem a segurança e o conforto dos alunos e das famílias.


Atividades Extracurriculares

Já vimos que a escola vai muito além da sala de aula, né? E o que seu filho vai fazer enquanto não está estudando é fundamental. Atividades físicas, como esportes, devem ser incentivadas desde sempre. Além dos benefícios para a saúde, ajudam na formação ética e moral e incentivam o trabalho em grupo.

Através da Atlética, a Escola Portal fomenta a adoção à prática de esportes: são 8 modalidades esportivas disponíveis que desenvolvem talentos e melhoram expressivamente a qualidade de vida dos alunos, tornando-os saudáveis.

Ainda, algumas como a natação e o futsal, contam com metodologias de peso através do Método Gustavo Borges e do CT Falcão 12, respectivamente.

Porém, as escolas não devem parar nos esportes. Hoje, com a tecnologia cada vez mais presente na rotina das crianças, desenvolver mentes empreendedoras e criativas também faz parte do papel da escola. Através do Portal Maker, por exemplo, um laboratório de criação e fabricação, o aluno pode imaginar e criar o que ele quiser.

Vamos criar um robô? Prototipar uma armadura medieval? Ou idealizar uma tech startup? Simplesmente, neste espaço, não há limites para a criatividade. O espaço dispõe de máquinas de fabricação digital, ferramentas e materiais para construção e montagem de invenções, facilitando que até a ideia mais “fora da caixa” seja concretizada.


Valor da Mensalidade

Quando estamos falando de um compromisso financeiro mensal, como uma escola, é relevante que os pais garantam que o valor da mensalidade caiba dentro de seu orçamento. Porém, para além disso, os pais também devem avaliar a relação custo-benefício da escola.

Em algumas instituições com mensalidades mais altas, há um valor agregado significativo que faz valer a pena o investimento.

Colocar tudo na ponta do lápis é crucial. Além de analisar o custo imediato, é importante pensar no futuro do seu filho na hora de assinar o contrato de matrícula.


Conduta da Escola

Os valores da escola são fundamentais na formação da criança e se integram aos ensinamentos do lar. Portanto, é essencial verificar se a conduta da escola está alinhada com suas crenças. A instituição se preocupa com o futuro, a inovação e a sociedade?

Embora as escolas sigam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é interessante observar o que fazem além disso.

No caso do Portal, há o Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social (PDPS) integrado à grade curricular. Essas aulas proporcionam atividades que promovem o autoconhecimento e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

O impacto na prática? Crianças mais empáticas, resilientes e felizes.


Sentimento do seu filho na escola

Quando você for visitar a escola, não vá sozinho, leve seu filho. Algumas instituições permitem que as crianças participem de atividades ou assistam a aulas durante a visita dos pais. Após a visita, pergunte a ele como se sentiu, o que mais gostou e o que menos gostou.

Essa é uma excelente oportunidade para estimular o diálogo com seu filho e desenvolver um senso de responsabilidade, mostrando que a opinião dele é valiosa.


Uma Escolha Focada no Futuro!

Certamente, com essa lista, você já conseguiu pensar em algumas finalistas para visitar, não é mesmo?

Uma ótima sugestão agora é conversar com outros pais – afinal, todos estão buscando o melhor para seus filhos. Troque ideias sobre os principais pontos para você e veja a opinião deles sobre alguns aspectos mais polêmicos. Assim, você já vai visitar sabendo um pouco mais sobre cada escola.

E se a Escola Portal Bilíngue está na sua lista, não deixe de agendar uma visita. As matrículas para 2024 estão abertas, e nossa equipe está pronta para recebê-lo e apresentar o jeito Escola Portal de ensinar.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments