O que fazer em Tapiraí – Dicas e Passeios

Listas
30/11/2020
Foto: Divulgação | Pousada Salve Floresta
Texto de Thaisa Siqueira

Acabou de sair mais uma lista pra quem está precisando descansar e relaxar em meio à natureza. Se organizar direitinho tem cachoeira pra todo mundo aproveitar nos dias quentes.

A aproximadamente 70 km de Sorocaba, Tapiraí é mais do que uma cidade de travessia para o litoral sul. Localizada na Serra do Mar, abriga importantes rios e cachoeiras em região de Mata Atlântica, com 80% de toda a área do município tombada como Área de Proteção Ambiental (APA), e declarada como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.

Ao todo são 14 cachoeiras catalogadas na cidade, e algumas de difícil acesso, como a Cachoeira de Dezembro, acessível apenas por barco. Então tem muita coisa pra aproveitar bem pertinho da gente, principalmente quando a situação do coronavírus estiver mais controlada. O atual momento pede por cuidado e bom senso.

Se liga nas dicas para aproveitar Tapiraí: 

IMPORTANTE: Use máscara, leve álcool em gel e não promova aglomerações. Tenha bom senso, não é o local para churrascos correndo o risco de multa ambiental. Leve apenas itens essenciais com um lanche, água, repelente, uma sacola para manter o local limpo e aproveitar a experiência respeitando o meio ambiente.

AVISO: O último comunicado oficial publicado no site da Prefeitura de Tapiraí, em 18 de setembro de 2020, informa que a Cachoeira do Chá e do Limoeiro estão fechadas devido ao momento da pandemia do coronavírus.

Restaurante e Lanchonete Cabeça da Anta

Um clássico da região! Reformado e com ótima infra estrutura para refeições e banheiro. A bica de água Cabeça da Anta virou ponto turístico, já que é aquela paradinha obrigatória pra quem desce rumo ao litoral sul, localizado na Serra da Cabeça da Anta. O local possui estacionamento gratuito em frente ao restaurante.

 

Como chegar: Rod. SP 79, no km 169. Clique aqui para traçar a rota.
Distância do Centro de Sorocaba: 80,5 km
Mais informações: Facebook | Instagram

 


Cachoeira do Chá

AVISO: O último comunicado publicado no site da Prefeitura de Tapiraí, em 18 de setembro de 2020, informa que a Cachoeira do Chá e do Limoeiro estão fechadas devido ao momento da pandemia do coronavírus.

A Cachoeira do Chá é o cartão postal de Tapiraí. Além de ser uma das mais lindas, também tem fácil acesso por uma trilha leve. A trilha segue o sentido do Rio Corujas que forma várias piscinas naturais até chegar à queda de 30 metros de altura em uma belíssima paisagem nativa de Mata Atlântica.

 

Como chegar: BR-478 sentido Tapiraí. Clique aqui para traçar a rota.
Trilha: Trilha leve de 3,2 km em terreno quase plano, mas com terra úmida. Não é necessário guia.
Distância do Centro de Sorocaba: 78,4 km

O último comunicado publicado no site da Prefeitura de Tapiraí, em 18 de setembro de 2020, informa que a Cachoeira do Chá e do Limoeiro estão fechadas devido ao momento da pandemia do coronavírus.


Pousada Salve Floresta

A Pousada Salve Floresta, como o nome já diz, além de receber hóspedes para uma verdadeira experiência na Mata Atlântica, possui um projeto de Reflorestamento e um compromisso com o meio ambiente.

Dentro das propriedades da Pousada, fica localizada a Cachoeira do Beija-Flor, o Poço das Antas, Mirante do Morro Pelado com vista de 360º, a aproximadamente 650 metros acima do nível do mar.

A maioria das atrações tem trilhas de dificuldade média e intensas, com um percurso misto entre floresta primária (aquela parte da floresta nunca modificada com características originais) e secundária (já modificada), estrada velha e trilhas.

Já na Pousada é possível se hospedar em chalé para casal ou chalé para família de até 6 pessoas. No valor da hospedagem estão inclusos passeios de caiaque e trilha guiada. O local aceita reservas de day-use, mas as mesmas estão suspensas temporariamente durante a pandemia, restando a opção apenas para hospedagem.

 

Como chegar: TPR 188 Gumercindo Alves da Silva, no km 12. Clique aqui para traçar a rota.
Distância do Centro de Sorocaba: 77,7 km
Mais informações: Site | Whatsapp


Parque do Zizo

O Parque do Zizo está localizado na região entre os municípios de São Miguel Arcanjo e Tapiraí, numa região de Serra com Mata Atlântica primária em seu estado natural, absolutamente preservada.

A 25 km da cidade de São Miguel Arcanjo, são 10 km de asfalto e os restantes 15km em estrada de terra. Nos últimos 3,5 km, já em região de Serra, estrada apedregulhada e sinuosa com subidas e descidas íngremes e velocidade máxima de 20 km.

A área abriga espécies em extinção como a Onça Pintada, o Mono Carvoeiro, além de grande quantidade de aves raras. O local é perfeito pra quem gosta de aventura e ama florestas.

O local recebe hóspedes nas modalidades de hospedagem em chalé, camping e day-use e day-use com almoço.

 

Como chegar: Rua Narlir Miguel, 231 – Zona Rural, Tapiraí. Clique aqui para traçar a rota.
Distância do Centro de Sorocaba: 94,4 km
Agendamento de trilhas: As atividades de trilha são todas guiadas e não estão inclusas em nenhuma das opções de hospedagem, podendo ser contratadas com Aelson pelo Whatsapp da Muriqui Ecoturismo.
Mais informações: Site | Whatsapp do Parque do Zizo


Cachoeira do Belchior

De fácil acesso, a Cachoeira do Belchior brota de um rio que passa por dentro de uma gruta formando então, um paredão incrível com 15 metros de altura. Não é possível mergulhar por conta das pedras, mas dá pra curtir dentro da água, próximo à beirada ou até tomar uma ducha gelada na queda da cachoeira.

O acesso é feito por uma trilha curta de 1km.

 

Como chegar: clique aqui para traçar uma rota.
Distância do Centro de Sorocaba: 78,3 km
Trilha: Leve (1 km)


Cachoeira do Alecrim

A Cachoeira do Alecrim tem águas cristalinas e uma queda de 4 metros de altura, formando uma piscina natural. Para acessá-la é necessário caminhar por cerca de 1km em uma trilha curta e leve, com alguns trechos com subidas e degraus.

 

Como chegar: BR 478, sentido Tapiraí. Clique aqui para traçar uma rota.
Distância do Centro de Sorocaba: 72,6 km
Trilha: Fácil. Não é necessário guia.


Cachoeira do Limoeiro

AVISO: O último comunicado publicado no site da Prefeitura de Tapiraí, em 18 de setembro de 2020, informa que a Cachoeira do Chá e do Limoeiro estão fechadas devido ao momento da pandemia do coronavírus.

A Cachoeira do Limoeiro também é umas das mais bonitas e de fácil acesso em Tapiraí. A Cachoeira conta com uma ponte suspensa e possui várias quedas d’água. Pra ficar ainda mais lindo, há uma pequena gruta e uma piscina natural com fundo de areia na principal queda d’água. Excelente opção para um trekking em família.

 

Como chegar: BR 478. Clique aqui para traçar uma rota.
Distância do Centro de Sorocaba: 73,7 km
Trilha: Leve. Não é necessário guia.


As cachoeiras de fácil acesso como a Cachoeira do Chá, do Alecrim e do Limoeiro não possuem infra estrutura, é passeio pra quem gosta de uma boa caminhada e aventura. Não é recomendável fazer a trilha com muito peso, já que o local de mata fechada costuma ser úmido e exige atenção total na trilha (apesar de ter pouco desnível). Seja consciente, aproveite sem prejudicar a natureza.

AVISO: A lista será atualizada de acordo com a fase atual do Plano SP, seguindo as orientações divulgadas pela Prefeitura Municipal de Tapiraí. Até o atual momento, 01 de dezembro de 2020, todas as cachoeiras que não ficam localizadas dentro de propriedades de pousadas, estão fechadas a fim de evitar aglomerações.

Salve essa dica e compartilhe com aqueles amigos que vão amar fazer uma trilha pra cachu quando toda a situação da pandemia normalizar.

 

ir para o topo

Enviar