
Orquestra Sinfônica de Sorocaba e Gabriel MarinConcerto ∙ Fundec
Durante os dias 11 e 13 de abril, a Orquestra Sinfônica de Sorocaba realizará dois concertos com a participação do violista Gabriel Marin!
A programação desta semana celebra os 33 anos da Fundec Sorocaba. Com horários às 20h, no dia 11, e às 19h, no dia 13, os concertos integram a Série William Fabri da temporada 2025, uma homenagem a uma das figuras mais importantes da história da música sinfônica em Sorocaba.
William Fabri foi um violista, ator e apaixonado por carros. Fundadores da Sinfônica de Sorocaba, em 1949, o artista permaneceu atuante por mais de cinco décadas, dedicando sua vida à consolidação da orquestra na cidade, tanto como músico quanto como articulador cultural e político.
Confira o programa dos concertos
Convidado da noite, o solista e violista Gabriel Marin interpretará a peça “Romance para viola e orquestra, Op. 85”, de Max Bruch. Escrita em 1911, a obra é marcada por uma presença lírica e introspectiva, com uma melodia expressiva que explora toda a riqueza do timbre da viola.
O programa segue com a grandiosa “Abertura-Fantasia Romeu e Julieta”, de Piotr Ilitch Tchaikovsky, inspirada na tragédia de Shakespeare e repleta de dramática, lirismo e paixão.
Em seguida, o público poderá apreciar o “Andante e Rondo Ungarese, Op. 35”, de Carl Maria von Weber, uma obra que mistura delicadeza e energia, em um diálogo vibrante entre solista e orquestra.
E, no encerramento, o público poderá aproveitar as peças “Danças Polovtsianas”, da ópera “Príncipe Igor”, de Alexandr Borodin, que levarão ao palco ritmos e cores da música folclórica russa, em uma explosão de energia e exuberância orquestral.
Com o repertório diversificado e intenso, a Orquestra Sinfônica de Sorocaba reafirma seu compromisso com a excelência musical e com a valorização de sua história, homenageando grandes nomes que ajudaram a construir sua trajetória.
Sobre o Violista Gabriel Marin:
Natural de Piracicaba, Gabriel Marin é violista do Quarteto Carlos Gomes e da OSUSP. Em 2004, foi vencedor do Prêmio Eleazar de Carvalho, sendo agraciado com uma bolsa de estudos no exterior.
Sobre a Orquestra Sinfônica de Sorocaba:
A Orquestra Sinfônica de Sorocaba é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de Sorocaba, através da Lei Nº 12.808, de 26 de maio de 2023. Comemorando 76 anos de história em 2025, a OSS é uma das orquestras mais antigas do interior paulista e tem grande importância na cultura sorocabana.
Os ingressos para os concertos de abril e para os demais concertos da Temporada 2025 da Orquestra já estão disponíveis no Sympla a partir de R$ 20,00.
Os eventos acontecem na Sala FUNDEC, localizada na Rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro.