às
Floresta Nacional de IpanemaIperó
A Floresta Nacional de Ipanema abre de Terça a Domingo, com entrada das 8h às 16h e saída até as 17h, para visitas espontâneas, visitas de grupos, escolas e universidades pré-agendadas.
Saiba mais em icmbio.gov.br/flonaipanema ou acessando o Instagram @flona_ipanema
Visitas e Ingressos
O valor do ingresso, por pessoa, é de R$ 9,00. Menores de 12 anos e maiores de 60 anos são isentos do valor pagamento de ingresso, assim como instituições de ensino que agendaram previamente a visita e tiveram seus pedidos de isenção aprovados.
Atenção: O pagamento é aceito somente em dinheiro (espécie). O valor também pode ser alterado sem aviso prévio, por isso, vale confirmar antes pelo telefone do Centro do Visitante (15) 3266-9099.
Serviço de condução de visitantes
O acompanhamento por condutores é obrigatório para os visitantes que queiram conhecer as trilhas Afonso Sardinha, Pedra Santa e Fornos de Cal.
A Floresta Nacional de Ipanema não dispõe de serviço próprio de condução de visitantes. Este serviço é adicional (independente do pagamento de ingresso) e deve ser contratado pelos visitantes que tenham interesse em conhecer essas trilhas.
Os passeios nas trilhas autoguiadas, no Monumento a Varnhagen, na trilha histórica e na Vila de São João de Ipanema podem ser feitos de forma autoguiada ou com acompanhamento de condutores autorizados pelo ICMBio.
A recomendação é que o serviço seja combinado com antecedência e diretamente com os condutores autorizados a prestar serviço na Floresta Nacional de Ipanema. Acesse a página do ICMBio para ver a lista de guias autorizados.
Criada no dia 20 de maio de 1992 pelo Decreto Federal nº 530, a Floresta Nacional de Ipanema é uma Unidade de Conservação Federal, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, do Ministério do Meio Ambiente.
Localizada a 120 km da cidade de São Paulo e abrangendo parte dos municípios de Iperó, Araçoiaba da Serra e Capela do Alto, sua criação inseriu-se no contexto da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a Eco-92, e seu aniversário de 20 anos coincide com a Conferência Rio+20.
A missão da Flona de Ipanema é proteger, conservar e restaurar os remanescentes de vegetação nativa do domínio de Mata Atlântica, especialmente o Morro Araçoiaba, e seus ambientes associados, seus atributos naturais, históricos e culturais, promover o manejo florestal, o uso público e ser referência em integração socioambiental, pesquisa e disseminação de conhecimentos.
Acesso: Km 99-B da Rodovia Castello Branco (SP-280) ou pelo Km 112 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270).
Confira mais informações no Guia do Visitante da Floresta Nacional de Ipanema.