
”A Vida Maravilhosa nos Circos-Teatros”
Na sexta-feira (11/07), às 19h, ocorre o lançamento da 2ª edição do livro “A Vida Maravilhosa nos Circos-Teatros”, no Gabinete da Leitura de Sorocaba.
Iracema Cavalcante comemora 60 anos de carreira com o lançamento dessa segunda edição, que acontecerá em um evento que contará com:
- distribuição gratuita de exemplares autografados
- sessão de autógrafos
- exposição fotográfica exclusiva do acervo da artista
- palestra com a própria Iracema
Toda a programação conta com intérprete de LIBRAS, garantindo inclusão total.
Sobre a obra
O livro, relançado após a primeira edição de 2011, narra com muito afeto e simplicidade os bastidores da vida nos circos-teatros, as peripécias em família e homenagens a grandes nomes do universo circense.
Trata-se de uma celebração não só da trajetória de Iracema, que começou em 1964 no Circo Guaraciaba, mas também da cultura circense do interior paulista.
Ela também homenageia figuras importantes da cena circense, como José Carlos Amaral, o Palhaço Pirulito (dono do circo), Arnaldo Fernandes e também a própria Guaraciaba, ícone circense.
“O circo foi minha escola, minha base. Foi onde aprendi a ser gente.”, conta.
Iracema está com 81 anos e atuou em números de canto, dança e palhaçaria. Ela pausou sua carreira em 1986, quando se mudou para Salto de Pirapora, retomando as atividades artísticas em 2003, na Biblioteca Infantil de Sorocaba.
“De 2010 a 2015, recordamos as peças do circo-teatro, como Escrava Isaura e Madame X. Depois disso, iniciei uma dupla com o também falecido Huldi Rocha, fazendo os palhaços Fedegoso e Fedegosa, e começamos a nos apresentar nas aberturas dos espetáculos do grupo de circo-teatro Barracão da Vó”, conta.
Projeto complementar: circulação da peça “A Herança do Tio Padre”
O projeto contempla também a circulação do espetáculo ”A Herança do Tio Padre”, dirigido por Rodrigo Cintra Marins – fundador do grupo Barracão da Vó – Circo e Teatro, com 19 anos de trajetória.
O espetáculo já foi visto por milhares de pessoas em Sorocaba e região, como Votorantim, Salto, Itapeva, Porto Feliz, Capela do Alto e Quadra.
“Essa obra é histórica para a cultura de Sorocaba, principalmente a circense. Um valor imensurável. Vamos levar esse quiproquó divertido para outras cidades do estado. Divulgando não só o espetáculo, mas comemorando esses 60 anos de carreira da Iracema, que hoje interpreta o tio padre, um personagem masculino na peça, além desse ícone ser estudo para nossas criações e apresentações nos últimos anos”.
Iracema assume, no espetáculo, o personagem masculino “tio padre”, reforçando sua versatilidade.
A circulação ainda não tem datas definidas, mas será apresentada no interior e litoral paulista, com o apoio do mesmo edital.
Serviço
Quando: 11/07, às 19h
Onde: Gabinete da Cultura – Rua Souza Pereira – 448, centro, Sorocaba